Com a curadoria de Caroline Menezes, o artista visual Rui Macedo apresenta, no Museu de Arte Contemporânea - MAC, de 13 de dezembro de 2014 a 8 de março de 2015, uma mostra concebida especialmente para ocupar a varanda do museu. A exposição se configura como uma instalação pictórica – um híbrido do conceito de instalação nas artes visuais e as questões expositivas próprias da pintura –, que propõe transformar a percepção do público sobre a arquitetura do espaço expositivo e do seu exterior.

Clique para ampliar
Como o título sugere, o carácter in situ da obra é determinada conceitualmente pelas características arquitetônicas do local, levando ao extremo o conceito de museu como obra de arte. “O subtítulo ‘Carta de Intenções’ insinua a temporalidade explorada pela instalação pictórica que aparenta a cristalização de algo transitório, um momento que está prestes a ocorrer, mas que na verdade fica sempre permanente”, diz Macedo, que usa da pintura a óleo para simular o real. Nesta exposição, ele apresenta 21 pinturas – em telas que trazem ao olhar esboços de ideias para concretizar uma exposição – em molduras representadas em trompe l´œil, que acentua o objetivo estrutural e estruturante desta instalação. A moldura instaura a separação, o lugar que limita ou delimita, que enquadra a obra acabada e íntegra.

Rui Macedo (Évora, Portugal, 1975) é artista visual. O enfoque do seu trabalho de pintura põe em operação, através de instalações pictóricas site-specific, de um modo crítico e pela exploração da morfologia arquitetônica do lugar de exposição, os conceitos próprios de uma exposição de pintura, no sentido de surpreender o horizonte de expectativa do visitante, surpresa alimentada pela representação pictórica em trompe l´oeil e pela encenação do e no espaço expositivo.


Serviço:

"In Situ: carta de intenções", de Rui Macedo
Curadoria: Caroline Menezes
Local: Varanda do MAC de Niterói
Abertura: 13 de dezembro de 2014
Visitação: De 13 de dezembro de 2014 a 8 de março de 2015

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA