O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) apresenta, de 30 de agosto a 7 de setembro de 2014, a obra participativa "Banho de Chuva", do projeto Som da Maré. Com curadoria de Pedro Rebelo, esta obra é parte de um processo que se iniciou na Maré no início de 2014.
O projeto Som da Maré é uma iniciativa de arte sonora participativa que tem como base metodologias desenvolvidas para o “Sounds of the City – Belfast” (encomendado pelo Metropolitan Art Centre, para a sua abertura em 2012). O foco está no desenvolvimento, juntamente aos moradores, de temas que podem formar a base de uma exposição de arte sonora de grande escala. Utilizando métodos colaborativos e participativos, o projeto busca articular a relação entre o som e a vida quotidiana de habitantes e moradores no Complexo da Maré no Rio de Janeiro, realizando uma celebração da cultura local.
A reflexão sobre as vivências sonoras dos participantes sugeriu vários temas que vão desde o pregão de rua até a brincadeiras de criança. O som da chuva foi uma das sensações mais fortemente relatadas durante este processo de re-pensar o cotidiano a partir do som. Esta vivência sonora surge na alegria de rua do banho de chuva no verão, mas também numa vertente doméstica relacionada aos telhados deixando cair gotas de água dentro de casa.
Serviço
"Banho de Chuva", do Projeto Som da Maré
Curadoria: Pedro Rebelo
Local: Mezanino
Abertura: 30 de agosto de 2014,
Visitação: De 30 de agosto a 7 de setembro de 2014
Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481
Tags: