O MAC de Niterói, em colaboração com o coletivo de artistas e pesquisadores Suspended Spaces (Espaços Suspensos), com base em Paris, apresenta, dos dias 07 de setembro à 7 de dezembro de 2014, a exposição Espaços Deslocados - Futuros Suspensos.

As obras do arquiteto Oscar Niemeyer em Niterói serão o ponto de partida para esse laboratório urbano de deslocamentos entre espaços do imaginário modernista e o cotidiano de práticas da cidade. Tanto Trípoli – Rachid Karami International Fair (Líbano) – quanto a cidade de Famagusta, no Chipre, foram marcadas por uma guerra civil que interrompeu a conclusão das obras de Niemeyer, como uma utopia modernista inacabada e hoje como ruínas de um futuro.

Niterói, por sua vez, ainda tem pela frente o desafio da integração urbana e social entre o Caminho Niemeyer e a vida da cidade. O projeto "Espaços Deslocados – Futuros Suspensos" traz como proposição conceitual e crítica a vivência de artistas franceses, libaneses e brasileiros com a realidade dessas fronteiras entre as visões modernistas de Niemeyer e os desafios cotidianos da cidade de Niterói.

Esta proposta investe também no conceito de "artista pesquisador" sob uma perspectiva transcultural cruzando realidades urbanas contemporâneas, Niterói e Trípoli, confrontadas por obras e utopias do legado e processos de construção de espaços visionários de Oscar Niemeyer.


Clique para ampliar.



Trípoli, Famagusta e Niterói são tomados como campos de semelhanças e diferenças para o desenvolvimento de 13 projetos de residência artística conjugando experiências de 6 artistas franceses, 1 libanesa, 1 ítalo-germânico e 5 brasileiros. Além de investir em intercâmbios, encontros, debates e pesquisas em processos e práticas artísticas em realidades urbanas adversas, o MAC de Niterói acolherá a exposição final, cruzando os resultados das investigações em Trípoli e em Niterói.

Suspended spaces é um coletivo independente baseado em Paris, Caen e Berlim. Reunido desde 2007, o coletivo atua, sobretudo, pelo desejo de seus membros de trabalhar em conjunto e em colaboração com outros artistas e pesquisadores internacionais.


Serviço

"Espaços Deslocados - Futuros Suspensos", coletivo de artistas e pesquisadores Suspended Spaces
Curadoria: Luiz Guilherme Vergara e Coletivo
Local: Mezanino
Abertura: 7 de setembro de 2014
Visitação: 7 de setembro a 7 de dezembro de 2014

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481


Tags:






Publicado em 25/08/2014

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA