O Museu de Arte Contemporânea recebe de 12 de julho a 24 de agosto de 2014, a exposição "Fabulário", do artista Osvaldo Carvalho. Com curadoria de Mariana Bretas, a mais nova série do artista é composta por 10 telas de grandes formatos e convida os espectadores a refletir sobre o caráter universal do emaranhado de situações que permeiam as vidas das pessoas, seja de forma feliz, harmoniosa e limpa, ou com uma obscuridade que todos lutam para mantê-la longe dos olhos, por vergonha ou por ignorância.

Clique para ampliar
Osvaldo trabalha com várias técnicas, porém tem a pintura como o foco de sua produção. Suas telas retratam um conjunto de pessoas e objetos aparentemente aleatório. Entretando, os desenhos bonitos e as cores primorosas não estão alí por acaso. Para chegar a esses resultados, o artista realiza um longo trabalho de pesquisa e arquivamento de imagens, retiradas da internet, pensando sempre na correlação que existe entre as imagens e as obras.

Em tempos de internet, cibercultura e virtualidades, o artista incorpora, nas telas de grandes dimensões, pequenos fragmentos de imagens, detalhes do cotidiano, palavras/enigmas através de camadas de cores, pensamentos, texturas e imaginação em sobreposições nem sempre aleatórias e inocentes.

Mestre em Poéticas Visuais pela ECA-USP, Osvaldo começou seus estudos em artes na EAV - Parque Lage no Rio de Janeiro em 2000, tendo sido premiado no 2º Prêmio Interferências Urbanas naquele mesmo ano. Desenvolveu estudos na Oficina de Escultura do Museu do Ingá, em Niterói, entre 2004 e 2006.





Realizou exposições individuais no Musée des Anges, Bélgica; Centro Cultural São Paulo, SP; Museu Universitário de Arte, MG; Museu de Arte de Ribeirão Preto, SP; Museu de Arte Contemporânea, MS; Casa das Onze Janelas, PA; Usina do Gasômetro, RS; Memorial de Curitiba, PR; Castelinho do Flamengo, RJ.

Participou de diversas exposições coletivas como Mostra Panorama, RJ; Nova Escultura Brasileira, RJ; Nano Exposição, Suécia. Participou ainda de importantes salões de arte como Salão da Bahia, Salão de Goiás, Atos Visuais, Salão do Paraná, Arte Pará, Salão de Arte de Ribeirão Preto, Salão de Piracicaba, entre outros. Possui obras em diversos acervos públicos e particulares.


Clique para ampliar.



Serviço

"Fabulário", de Osvaldo Carvalho
Curadoria: Mariana Bretas
Local: Varanda
Abertura: 12 de julho de 2014
Visitação: 12 de julho a 24 de agosto de 2014

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA