O Museu de Arte Contemporânea recebe de 7 de junho a 24 de agosto de 2014, a exposição "O Brasil é o meu abismo", do artista pernambucano Daniel Santiago. Com curadoria de Cristiana Tejo e Zanna Gilbert, esta exposição promete criar chaves de entendimento para o universo poético do artista, evidenciando questões existenciais e experimentais que o motivaram ao longo de seus mais de 50 anos de produção.

Daniel, que vem se tornando referência na arte contemporânea brasileira nos últimos anos com o aumento da visibilidade de seu trabalho, foi um dos primeiros brasileiros à dedicar-se à arte experimental. Na sua produção, apresenta a cidade, o corpo e outros elementos integrantes dos trabalhos que dialogam energicamente com o entorno. Recorrendo a experimentos para criar obras que questionam os próprios estatutos da arte, o artista gera ricos diálogos com o público, marcados pela ironia e pela exploração de questões existenciais, sem esquecer das críticas políticas, sociais e do Meio Ambiente.

Clique para ampliar
Pernambucano de Garanhuns, Daniel Santiago formou-se em artes plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco. Começou sua carreira em fins dos anos 1960, sendo mais conhecido a partir dos anos 1970. Atua no questionamento político do estatuto da arte local, utilizando a cidade, o corpo e outros materiais efêmeros como linguagem. Seus experimentos buscam diálogos com o público, através de abordagens irônicas, críticas e políticas para a produção de trabalhos que comunicam-se com seu contexto social, cultural, etc.

Foi companheiro de Paulo Bruscky em inúmeras obras durante aproximadamente 25 anos, produzindo obras em diversas mídias, tais como performances, vídeos e desenhos. Daniel lecionou na Universidade Católica de Pernambuco, na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Participou de várias comissões julgadoras em salões de arte e também participou de mais de cem exposições no Brasil e no exterior. Jornalista aposentado, o artista tem algumas de suas obras no acervo de diversos museus, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museu de Arte do Rio e o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM, localizado em Recife.


Serviço

"O Brasil é o meu abismo", de Daniel Santiago
Curadoria: Cristiana Tejo e Zanna Gilbert
Local: Salão Principal
Abertura: 7 de junho de 2014
Visitação: 7 de junho a 24 de agosto de 2014

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481


Tags:






Publicado em 0000-00-00

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA