Para celebrar 50 anos da cadeira EGG, o Museu de Arte Contemporânea recebe, de 06 de outubro a 04 de novembro de 2012, a exposição "THE EGG 1958-2008 – A tribute by Tal R". A exposição, que conta com a curadoria de Guilherme Bueno, apresenta cinquenta exemplares, padronizadas por Tal R, da icônica cadeira EGG, desenhada pelo arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen, em 1958, e produzida pela Fritz Hansen, uma importante fábrica de móveis, reconhecida pela qualidade e pelas colaborações com influentes arquitetos e designers.

Clique para ampliar
Devido ao meio século de vida deste ícone do design, o artista produziu um colorido patchwork, que nasceu da combinação de materiais coletados por ele por algumas cidades mundo como Istambul, Berlim e Nova Yorque, bem como em brechós da Dinamarca e em um kibutz em Israel, onde aproveitou roupas desbotadas.

Inspirada pela palavra Egg (ovo), a forma das peças faz referência à fertilidade, combinada com a fascinação do artista pelo neurologista e psiquiatra austríaco Sigmund Freud. Tal R decidiu nomear essas 50 cadeiras inspirada nos escritos de Freud, posto que o ovo (Egg) é também o símbolo das forças da reprodução e da capacidade de criar vida nova.

Clique para ampliar
Martha (a esposa de Freud), Irma (uma das primeiras análises de sonho "clássicas" de Freud) e Adler (um amigo íntimo do psicanalista austríaco) são apenas alguns dos nomes escolhidos pelo dinamarquês. Cada cadeira foi indicada e assinada por Tal R.

Nascido em Tel Aviv, Israel, no seio de uma família judia e criado em Copenhague (Dinamarca), Tal R se formou na Real Academia Dinamarquesa de Artes e é professor da Academia de Artes de Dusseldorf. Apresentou individuais em Nova York, Dublin, Berlim e Londres. A obra do artista é apreciada pela família real dinamarquesa, que lhe encomendou a decoração de sua residência de inverno, o Palácio Amalienborg.


Serviço

"THE EGG 1958-2008 – A tribute by Tal R"
Curadoria: Guilherme Bueno
Local: Varanda
Abertura: 6 de outubro de 2012
Visitação: 6 de outubro a 4 de novembro de 2012

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481


Tags:






Publicado em 11/07/2016

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA