O Museu de Arte Contemporânea recebe de 6 de outubro a 4 de novembro de 2012, a exposição "Verdade", do artista italiano Roberto Coda Zabetta. Com curadoria de Maurizio Siniscalco, Maria Savarese e Guilherme Bueno, as obras expostas são resultantes de profundas reflexões e à necessidade de dar voz àqueles que já não podem mais reclamar o seus direitos fundamentais.

A exposição surgiu, segundo o artista, pela memória de todos os que sofreram prisão no período da Ditadura no Brasil e aos desaparecidos políticos. Em todas estas obras, o artista não pretende fazer um conto de morte, pelo contrário, apresenta uma verdade contemporânea com a esperança de poder encontrar um diálogo sincero.

Clique para ampliar
Verdade é uma obra complexa e múltipla em honra e memória das muitas pessoas que foram protagonistas nos anos difíceis da ditadura brasileira de 1964 até 1984 e dos muitos "desaparecidos", dos quais não se há mais notícias. As quinze obras de grande formato pintadas sobre velhos tecidos, assim como aquelas pequenas, especialmente emolduradas e por isso densas na sua produção, evidenciam sempre mais os retratos sofridos, mas cheios de dignidade e esperança dos protagonistas. Graças ao uso hábil da cor e ao grande formato, os rostos pintados emergem da luz (e do escuro), usando toda a força da sua presença (e da sua ausência). Múltiplas nuances que se revelam e se expressam através da consciência e da espiritualidade dos sujeitos pintados.

Roberto Coda Zabetta nasceu em Biella, em janeiro de 1975. Frequentou a Escola Politécnica Experimental em Biella, mas completou seus estudos no Instituto de Arte, em Roma. Trabalhou com o artista Aldo Mondino, de quem herdou muito mais do que apenas uma técnica de pintura e habilidades criativas práticas. Com Aldo, aprendeu a enxergar a arte como um estilo de vida e entender a verdadeira essência da mesma. Roberto já foi premiado com vários prémios italianos, tais como: "Passaggi a Nord-Ovest Pistoletto Foundation Award", "Bologna Arte-Fiera Award" e "Miart Young Artists Award" em 2003 e 2004.





Serviço

"Verdade", de Roberto Coda Zabetta
Curadoria: Maurizio Siniscalco, Maria Savarese e Guilherme Bueno
Local: Salão
Abertura: 6 de outubro de 2012
Visitação: 6 de outubro a 4 de novembro de 2012

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481


Tags:






Publicado em 11/07/2016

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA