O Museu de Arte Contemporânea de Niterói recebe de 11 de agosto a 23 de setembro de 2012, a exposição "Corpo Escrito", do artista mineiro Angelo Marzano. Com curadoria de Guilherme Bueno, a exposição ocupará a Varanda do museu, espaço com vista panorâmica para a Baía de Guanabara.

Nesse projeto, Angelo apresenta cerca de 30 trabalhos, entre desenhos (feitos recentemente), pinturas (da década de 90), DVD (compilação da produção audiovisual do artista em Super-8) e vídeos (produzidos nas últimas décadas). O conceito da exposição se define na aproximação entre a imagem e a palavra na sua relação com os meios e materiais empregados na confecção da obra. Este diálogo passa por toda a história da arte e se consolida na arte contemporânea.

Clique para ampliar
O mineiro de Belo Horizonte, Angelo Fiungo Marzano, é pintor, gravador, desenhista, professor e curador. Iniciou seus estudos por volta de 1976, na Escola Guignard, onde se especializou em litografia com Lótus Lobo. Foi professor da Escola de Artes e Ofícios de Contagem, em Minas Gerais, sob a direção de Amilcarde Castro, entre 1983 e 1985. Deu aulas também nos Festivais de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Em 1988, foi convidado para o Projeto Macunaíma, realizado no Rio de Janeiro, pelo qual ganha a Bolsa Ivan Serpa, patrocinada pelo Instituto Nacional de Artes Plásticas da Funarte.

Suas pinturas contêm referências aos contemporâneos Joseph Albers, KasimirMalévitch, PietMondrian, Paul Klee, Constantin Brancusi e Pablo Picasso. Realizou algumas exposições que remetem a esses artistas, como a realizada com o poeta-tipógrafo Guilherme Mansur, denominada Mandala Mandela Malévitch. Em 1997, participou da Mostra Internacional de Curta Metragem de São Paulo e do Festival de Cinema de Cuba, onde apresentou o filme Pão de Açúcar atravessura do olhar.


Clique para ampliar.



Serviço

"Corpo Escrito", de Angelo Marzano
Curadoria: Guilherme Bueno
Local: Varanda
Abertura: 11 de agosto de 2012
Visitação: 11 de agosto a 23 de setembro de 2012

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481


Tags:






Publicado em 11/07/2016

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA