Inspirado na celebração do aniversário da Ponte S. A., o Museu de Arte Contemporânea de Niterói apresenta, de 12 de março a 12 de junho de 2005, a mostra coletiva "Poéticas da Forma".
Com curadoria de Marcus Lontra, esta exposição, organizada pelo Instituto Tomie Ohtake, faz do MAC de Niterói o lugar de encontro de três importantes artistas que pelas suas longas trajetórias, valem como rios ou veias históricas que fecundaram a produção artística brasileira do século XX.
"Poéticas e formas" é um encontro histórico, que reúne três dos maiores expoentes da arte brasileira - tomie Ohtake, Oscar Niemeyer e Franz Weissmann. É um momento afetivo - o passeio de Niemeyer, com dois convidados ilustres, por uma de suas obras-primas, o MAC de Niterói. É também uma amostra generosa das trajetórias destes três mestres, para quem o tempo insiste em não passar, permitindo que continuem criando, trabalhando e nos encantando. A mostra celebra, ainda, a comunhão da arte com a natureza exuberante da Baía de Guanabara.
Nascidos nos primórdios do século passado, Niemeyer, Weissmann e Ohtake vivenciaram as grandes transformações da sociedade moderna e certamente suas vidas e carreiras assim foram influenciadas. A exposição mostra a doação destes artistas ao seu povo e ao seu tempo, a construção de suas relações de afeto e respeito com o público.
Serviço:
"Poéticas da Forma", coletiva
Curadoria: Marcus Lontra
Local: Salão e Varanda
Abertura: 12 de março de 2005
Visitação: 12 de março a 12 de junho de 2005
Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481
Tags: