O Museu de Arte Contemporânea de Niterói dá continuidade aos seus projetos culturais de 2013 e lança, em 24 de setembro (terça-feira), às 18h, no Salão Principal, a nova edição de Artistas Brasileiros – Monografias de Bolso.“Desde 2000, o MAC publica pequenos catálogos dedicados às suas exposições. Resolvemos dar continuidade a esta experiência, criando uma coleção exclusivamente focada nos artistas do acervo do museu e da coleção de João Satamini”, explica o historiador e crítico de arte Guilherme Bueno, que coordenou todo o trabalho de pesquisa.

Patrocinados pelo edital de Artes Visuais lançado em agosto de 2011 pela Secretaria de Estado de Cultura, os novos livros da coleção destacarão o trabalho de quatro nomes marcantes na cena carioca entre os anos 50 e 80: Anna Bella Geiger, Ivan Serpa, Jorge Guinle e Raymundo Colares. Os volumes foram escritos por Guilherme Bueno, Gabriela Motta, Tatiana Martins e Guy Amado, respectivamente. “Convidamos novos críticos para escrever textos inéditos e acrescentar referências para pesquisa. Assim como rotineiramente o museu apoia o surgimento de novos artistas, acreditamos que esta iniciativa possa contribuir para o surgimento de uma nova geração de pensadores”, destaca Bueno. Até o momento, a coleção já homenageou mais de uma dezena de artistas, entre eles Antonio Dias, Rubens Gerchman, Ione Saldanha, Aluísio Carvão, Hermelindo Fiaminghi, Emmanuel Nassar, Carlos Zilio e Wanda Pimentel.

Ivan Ferreira Serpa (Rio de Janeiro RJ 1923 - idem 1973). Pintor, gravador, desenhista, professor. Estuda pintura, gravura e desenho com Axl Leskoschek, entre 1946 e 1948, no Rio de Janeiro. Em 1949, ministra suas primeiras aulas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, onde, a partir de 1952, exerce sistemática atividade didática, em especial no ensino infantil. No ano de 1954, publica o livro Crescimento e Criação, com texto de Mário Pedrosa, sobre sua experiência no ensino de arte para crianças. Nesse mesmo ano, ao lado de Ferreira Gullar e Mário Pedrosa, cria o Grupo Frente, integrado por Franz Weissmann, Lygia Clark, Aluísio Carvão, Hélio Oiticica, Décio Vieira e Lygia Pape. Permanece na liderança do grupo até sua dissolução, em 1956. Apesar da liberdade de pontos de vista estéticos no grupo, há o predomínio de artistas concretistas. Em 1957, recebe o prêmio de viagem ao exterior no Salão Nacional de Arte Moderna - SNAM. Participa da exposição Opinião 65, evento que marca a difusão de uma nova arte de tendência figurativa, a neofiguração. A obra de Ivan Serpa, desde o início de sua carreira, oscila entre o figurativismo e a arte concreta. Em 1970, funda, com Bruno Tausz, o Centro de Pesquisa de Arte no Rio de Janeiro.


Serviço:

Ivan Serpa - Monografias de Bolso
Curadoria: Guilherme Bueno
Horário: 18h
Data: 24 de setembro de 2013
Local: Salão Principal

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481


Tags:






Publicado em 01/09/2013

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA