Com curadoria de Beatriz Bustos, o Museu de Arte Contemporânea recebe de 5 de maio a 24 de junho de 2012, a exposição "Nuestro Sitio". Nesse projeto, que inclui fotografias, instalações, pinturas, vídeos e objetos, os artistas participantes realizam seu trabalho visual considerando diferentes ênfases e dinâmicas identificadas em territórios da Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador e Paraguai.

Na América do Sul, um território diverso no tocante a sua geografia, suas étnias e línguas, cujas constantes mudanças sócio-culturais são desenvolvidas de maneiras e ritmos diferentes, coabitam as dinâmicas das grandes cidades, marcadas pela vertigem do “desenvolvimento” e o impacto com o qual seus habitantes experimentam o crono, com aquelas pequenas comunidades cujo quotidiano está marcado pela subsistência e experimentam o tempo de maneira orgânica com a natureza.

Nuestro Sitio, através da visualidade e do olhar particular de cada artista, nos interpela: tensões ideológicas, fluxos migratórios, consumo e mercado, conformam os eixos permeáveis que urdem este tecido visual. O intercâmbio cultural através das artes visuais que a exposição impulsiona, espera ser uma oportunidade para conhecer mais um pouco de nossos povos, por suas origens, sua memória, a maneira como nós integramos a contemporaneidade à forma em que vivemos.

Os participantes da exposição são os brasileiros Ronald Duarte, Floriano Romano, o coletivo Gráfica Utópica, os colômbianos Fernando Arias, Carlos Castro, Barbarita Cardozo, o paraguaio Joaquín Sánchez, a equatoriana Avelina Crespo e os chilenos Rodrigo Bruna, Livia Marín, Bernardo Oyarzún e Marcela Moraga.


Serviço:

"Nuestro Sítio", exposição coletiva
Curadoria: Beatriz Bustos
Local: Mezanino
Abertura: 5 de maio de 2012
Visitação: 5 de maio a 24 de junho de 2012

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481


Tags:






Publicado em 14/07/2016

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA