Em comemoração aos 103 anos de Oscar Niemeyer, a exposição Encontro - A Arquitetura De Oscar Niemeyer exibe, na Varanda do Museu de Arte Contemporânea, 30 fotos dos edifícios do arquiteto, registradas pela fotógrafa alemã-persa Patricia Parinejad. Com abertura ao público no dia 11 de dezembro de 2010, a exposição ficará aberta para visitação até o dia 13 de março de 2011.

Patricia Parinejad, fotógrafa persa-alemã, durante cinco anos dedicou especial atenção à obra de Oscar Niemeyer. Esta mostra nos traz uma seleção dessas imagens, feitas em diferentes partes do mundo, que nos indicam um sentido amplo da ideia de arquitetura: sua capacidade de, pela invenção do espaço, gerar a convivência. São objetos que habitam nosso cotidiano e se inscrevem em nossa memória sentimental dos lugares. Podemos notar, portanto, que Parinejad nos convida a perceber o caráter humano (e humanista) da arquitetura, desde sua atenção em certos detalhes – notados pela passagem do tempo agindo sobre os edifícios –, como nas pequenas cenas reveladoras da intimidade das pessoas comuns com os prédios.

Há, em síntese, uma arquitetura afetiva. Por outro lado, sua busca de enquadramentos inusitados estimula o espectador não apenas a redescobrir os edifícios, mas, por tais particularidades, as sutilezas do gênio criativo de Niemeyer. O desejo de encontro, não por acaso palavra escolhida pela artista para batizar sua exposição, traduz justamente o momento especial de ver, rever, celebrar, estar junto do que nos toca. Nada mais preciso para descrever o prazer proporcionado nesta junção de um olhar sensível com uma arquitetura marcante.

Patricia já realizou projetos institucionais para clientes como Air France, Cartier, Taschen, Armani, redes hoteleiras de luxo, e colabora para a imprensa alemã e internacional. Sua mostra sobre Niemeyer é o primeiro projeto aprofundado realizado sobre o arquiteto por uma mulher.


Serviço:

"Encontro - A Arquitetura de Oscar Niemeyer", de Patrícia
Parinejad
Curadoria: Guilherme Bueno
Local: Varanda
Abertura: 11 de dezembro de 2010
Visitação: 11 de dezembro de 2010 a 13 de março de 2011

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481

Tags:






Publicado em 12/07/2016

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA