O Museu de Arte Contemporânea recebe, de 4 de setembro a 7 de novembro de 2004, a mostra "A Forma Lúdica", do artista Paiva Brasil. Com curadoria de Paulo Reis, a exposição mapeia, em caráter retrospectivo, os 50 anos da atividade desse artista que se manteve um pouco à margem das correntes mais conhecidas da arte construtiva no Brasil, em parte oriundas dos grupos que se formaram em torno do movimento concretista e sua dissidência neoconcretista.

A obra de Paiva contém um forte fascínio por índices, que ele transformou em elementos da sua obra. Por muito tempo o artista ocupou-se do número 5, utilizando-o como elemento formal e poético da sua obra. Embora possa haver sugestão das letras neste atual trabalho, ele se apresenta diante de uma clara objetividade. O que pesa agora e, com rigor impecável, é o elemento colorido que torna sua mostra algo feliz de se olhar, de percorrer com os olhos as suas tranças de cor, que o pintor consegue obter com sua pintura. Sua obra deve ser vista, evidentemente, como formadora de estruturas. Elas não necessitam de metáforas, nem de elementos metafóricos do mundo exterior. Com a mostração de estruturas, Paiva Brazil organiza a cor, dentro de uma relação albersiana. São jogos de cores semelhantes, próximas, que geram um belo jogo ótico, sem exagero.

"A Forma Lúdica" é uma exposição bela, com a presença de formas abstratas, construídas, que exigem do espectador a aplicação de um só sentido: o da visão. A obra de Paiva Brasil destaca a riqueza visual das geometrias e, mesmo sendo simples e sóbria, não elimina a intensidade e o encantamento silencioso do olhar.


Serviço:

"A Forma Lúdica", de Paiva Brasil
Curadoria: Paulo Reis
Local: Mezanino
Abertura: 4 de setembro de 2004
Visitação: 4 de setembro de 2004 a 7 de novembro de 2004

Museu de Arte Contemporânea (MAC)
Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481

Tags:






Publicado em 05/10/2015

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA