O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, através da exposição O Artista Pesquisador, realizada em conjunto com o Departamento de Arte da UFF e com o patrocínio do Programa Petrobras Artes Visuais, promove nessa segunda edição um contato vivo entre o público – formado, em sua maioria, por jovens das mais diversas partes do Brasil – e as linguagens e experimentações características de nossa própria época. A exposição, que estará aberta para visitação do dia 24 de novembro de 2001 a 3 de março de 2002, exibe a recente produção de 10 artistas selecionados de todo o Brasil e suas reflexões sobre a arte.

O projeto foi inspirado no programa de pesquisa proposto pelo Prof. David Ecker, coordenador de doutorado em Artes da Universidade de Nova York, que culminou em uma exposição com o mesmo nome, artists as researchers, em 1993. Por ocasião da 1ª Jornada da UFF de Arte e Cultura Contemporâneas, em 1998, o Mestrado em Ciência da Arte, então coordenado pela Profª Piedade Carvalho, resgatou essa experiência, buscando convergir um debate acadêmico com o programa de exposições do MAC. A proposta da primeira edição contou com a imediata adesão do Prof. Luciano Vinhosa, então chefe do departamento de arte da UFF, e de toda a direção do MAC-Niterói, formada por Dôra Silveira, Ítalo Campofiorito e Luiz Camillo Osório.

Nesta sua segunda edição, graças ao patrocínio do programa de bolsas da Petrobras de incentivo às Artes Visuais, o projeto O Artista Pesquisador assume uma dimensão nacional, selecionando dez artistas dentre os 384 inscritos. A comissão de seleção deste ano foi constituída por Cecília Cotrim, Cláudia Saldanha, Luiz Camillo Osório, Dôra Silveira e Luiz Guilherme Vergara, representando a direção do MAC-Niterói.

Importância

Mário Pedrosa sintetizou perfeitamente a importância do projeto Artista Pesquisador na identidade e função do MAC como museu de e para a arte contemporânea: "Diferentemente do antigo museu, do museu tradicional que guarda, em suas salas, as obras-primas do passado, o de hoje é, sobretudo, uma casa de experiências. É um paralaboratório. É dentro dele que se pode compreender o que se chama de arte experimental, de invenção. É, já agora, lugar-comum da crítica contemporânea a verificação da mistura de todos os gêneros de arte tradicional… Outra característica das atividades artísticas contemporâneas é o direito ilimitado à pesquisa e, sobretudo, à experiência, à invenção… A função do museu moderno entra aí: é ele o sítio privilegiado onde essa experiência se deve fazer e decantar."


Serviço:

“O Artista pesquisador”, coletiva
Curadoria: Cecília Cotrim, Claudia Saldanha, Dôra Silveira, Luiz Camillo Osorio e Luiz Guilherme Vergara
Local: Mezanino
Abertura: 24 de novembro de 2001
Visitação: 24 de novembro de 2001 a 3 de março de 2002

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481

Tags:






Publicado em 12/03/2015

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA