O Museu de Arte Contemporânea de Niterói recebe, de 10 de agosto a 4 de outubro de 1998, a exposição "O Artista Pesquisador".

Esta mostra tem como objetivo investir no estudo dos processos e procedimentos artísticos, dando visibilidade ao universo multidisciplinar onde germinam as principais investigações e aprofundamentos da produção artística contemporânea; dar condições para que se articulem à vida e à função pública do MAC a produção, a exposição e a reflexão, como partes integrantes de um ciclo completo da realização artística no mundo contemporâneo; levar esta produção experimental a um público cada vez mais amplo, de forma a tornar o museu um laboratório também de estratégias comunicativas dentro de uma ordem de conhecimento sensorial e semântico.

"O Artista Pesquisador" busca oferecer ao público a experiência de um percurso em torno da diversidade de sentidos e direções da pesquisa artística contemporânea, através da obra de dez artistas que são marcadamente distintas entre si. Ao percorrer esta exposição, o expectador é constantemente instigado a assumir novas atitudes e experimentar obras que, dialogando com a arquitetura de Niemeyer, apresentam diferentes investigações formais e conceituais, formadoras de situações intencionais com objetos (cadeiras, facas, etc.), comunicantes de circunstâncias pessoais, psicológicas e culturais (de raça/classe), ou ainda, interferências no espaço do museu com materiais não tradicionais da história da arte.

Esta exposição coloca o visitante do MAC diante de várias questões: O que está em jogo na busca de se expandir os conceitos do que representa ser artista/pesquisador hoje? Como cada um desses artistas trabalha na transformação dos espaços dados pela arquitetura do MAC, como propositores se situações/ambientes metafóricas provocadoras de uma ação participante, poética e crítica, do público na obra de arte e no mundo contemporâneo? Como a arte em suas mais instigantes formas procura relacionar o privado e o público, os valores culturais locais e globais, a experiência artística e a vida?

Os dez artistas/pesquisadores aqui selecionados buscam abrir essas passagens multifacetadas entre a vida contemporânea e o mundo simbólico da expressão artística. Estes são os desafios que impulsionam reciprocamente suas pesquisas e os seus fazeres artísticos no sentido de estabelecer uma cumplicidade comunicativa maior com a comunidade artística, a sociedade e o nosso tempo.

Importância

Mário Pedrosa sintetizou perfeitamente a importância do projeto Artista Pesquisador na identidade e função do MAC como museu de e para a arte contemporânea: "Diferentemente do antigo museu, do museu tradicional que guarda, em suas salas, as obras-primas do passado, o de hoje é, sobretudo, uma casa de experiências. É um paralaboratório. É dentro dele que se pode compreender o que se chama de arte experimental, de invenção. É, já agora, lugar-comum da crítica contemporânea a verificação da mistura de todos os gêneros de arte tradicional… Outra característica das atividades artísticas contemporâneas é o direito ilimitado à pesquisa e, sobretudo, à experiência, à invenção… A função do museu moderno entra aí: é ele o sítio privilegiado onde essa experiência se deve fazer e decantar."


Serviço:

"O Artista Pesquisador", coletiva com 10 artistas selecionados
Curadoria: Claudia Saldanha, Italo Campofiorito, Luciano Vinhosa, Luiz Camillo Osorio e Luiz Guilherme Vergara
Local: Mezanino
Abertura: 10 de agosto de 1998
Visitação: 10 de agosto a 4 de outubro de 1998

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481

Tags:






Publicado em 21/05/2014

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA