O Museu de Arte Contemporânea de Niterói apresenta, de 20 de setembro de 1997 a 25 de janeiro de 1998, a retrospectiva de 1 ano do MAC Niterói. Mesmo parecendo pouco tempo, 1 ano foi tempo suficiente para que a genial obra de Oscar Niemeyer e a extraordinária coleção de arte de João Sattamini ganhassem vida e conquistassem o grande público.

Afinal, foram mais de 312 mil pessoas que subiram a rampa vermelha, circundada por uma das mais deslumbrantes paisagens do mundo, para se emocionar com a ousadia do prefeito Jorge Roberto Silveira de concretizar o sonho - finalizado por João Sampaio - de construir uma das mais festejadas obras de arquitetura brasileira contemporânea.

A exposição Visões & (sub) versões - Cada olhar uma História, é o resultado concreto dessa emocionante experiência, desenvolvida pela Divisão de Arte Educação. São 17 obras de arte selecionadas e comentadas por centenas de crianças e adolescentes que participaram das atividades educativas.

Neste ano de 1997 não poderíamos deixar de prestar a nossa menagem ao grande pintor, Jorge Guinle, falecido há 10 anos, e cuja obra já possui lugar de destaque na história da arte brasileira. Com a curadoria do crítico de arte Reynaldo Roels Jr. estaremos apresentando expressivo núcleo de trabalhos pertencentes à coleção João Sattamini / MAC.

Apresentaremos, também, a exposição Entre Esculturas e objetos, com curadoria de Luiz Camillo Osorio, diretor da Divisão de Teoria e Pesquisa do MAC, com obras inéditas da nossa coleção, cujo objetivo é estimular ainda mais o universo crítico dos visitantes e dar continuidade a tarefa de informar e discutir a arte contemporânea brasileira.

Nesses 12 meses, o MAC acolheu visitantes provenientes de centenas de cidades brasileiras e turistas do mundo inteiro, atraídos pela importância e respeito adquiridos pelo mais novo espaço cultural do Brasil. O povo de nossa cidade - e não poderia ser diferente - compareceu maciçamente ao museu, sinalizando uma aprovação surpreendente: foram 150 mil niteroienses (para uma população de 500 mil habitantes). Vitória para a cidade que foi e continua sendo prestigiada pelas páginas da grande imprensa internacional. Os jornais The New York Times, El Clarin, the Gulf Today (Emirados Árabes), as revistas Time, vogue, Trialog e tantas outras, deram destaque ao surgimento do MAC. Sem falar nos mais importantes meios de comunicação brasileiros que não pouparam espaço com matérias especiais, como mostra a exposição MAC: 1 ano.

Vitória, também, para a educação - função principal de um museu e prioridade do MAC. Através de programas e atividades especiais, verificamos que é possível imprimir à arte contemporânea um olhar sem preconceitos e estimular a capacidade de observar e de sentir mais esta forma de expressão tão fundamental para a formação de nossa identidade cultural.


Serviço
"MAC 1 Ano"
Curadoria: Maurício Caldas e Dôra Silveira
Local: Varanda
Abertura: 20 de setembro de 1997
Visitação: 20 de setembro de 1997 a 25 de janeiro de 1998

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481


Tags:






Publicado em 21/07/2015

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA