O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) recebe a partir do dia 19 de novembro, sábado, às 10h, a exposição "Era uma vez...", de Vinícius Ferraz, com curadoria de Viviane Matesco. A instalação, contemplada pelo edital da Fundação de Arte de Niterói, fica em cartaz, no pátio e na varanda do MAC, até o dia 05 de março de 2017. "Era uma vez..." acontece paralela às exposições "Irreflexo", de Camila Paola e "Vontade de Mundo".

De acordo com o diretor do MAC, Luiz Guilherme Vergara, os autores das duas mostras trazem uma pulsação fundamental para a expansão do sentido público do museu, enquanto afirmam o conceito de liberdade experimental da arte indissociável da abertura de suas intervenções, tanto para a arquitetura e paisagem, quanto para o indivíduo e sociedade.

Clique para ampliar
Era uma vez..., apresenta intervenções gráficas que expressam os resíduos nos chãos e paredes das violências silenciadas sobre as infâncias partidas nas sombras de nossas grandes cidades; conjuga gestos e marcas vermelhas com a ambiguidade da presença dos ursinhos que acompanham os imaginários afetivos das crianças.

O artista apresenta impressões e marcas vermelhas obtidas a partir de ursos de pelúcia. As marcas dos ursos no pátio invocam o método dos legistas que demarcam o corpo na cena do crime, mas também remete à brincadeira de criança que contorna a mão.

O trabalho se impõe com uma visualidade atrativa e contundente, brinca com a passagem do tempo, com o doloroso contato com a matéria. "Fazer uma impressão é marcar os traços de uma figura sobre uma superfície, requer gestualidade, implica, portanto uma dimensão táctil e visual em torno do corpo. Seja pela impressão ou pelo contorno, o que desaparece não fica invisível, torna-se memória que perpetua a ausência", afirma. Complementando a mostra, será exibido, na varanda, um vídeo de uma performance em que o artista carrega um dos ursos da Candelária até o MAC.





Vinícius da Conceição Ferraz

Graduando do curso de Artes UFF, participou de várias exposições. Em 2012, integrou a intervenção na paisagem intitulada "Em Cada Olhar" realizada na UFF. Também na UFF, em 2013, participou de "A Emergência no Transitório" e "Porosamente". Em 2012 e 2014, participou das exposições do projeto "Peixe Vivo" e realizou a instalação no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, integrando o projeto IMBITUIM, em 2014, com obra intitulada "A linha do Artista - I". Em 2015 participou da 9a bienal da UNE com os trabalhos "Segredo de Maria" e "Pomba Gira", expôs no Espaço Aberto UFF, em março, com a instalação "A linha do Artista - II" e no projeto Novas Poéticas com a obra "Arca de Noé - 1ª Geração". Em janeiro de 2016, abriu mostra no Centro Cultural Pascoal Calos Magno com a instalação "Imaculado". Em junho do mesmo ano, abriu a coletiva Intervenções entre XIX e XV com a obra "Genocídio", no Museu Nacional de Belas Artes do RJ na exposição coletiva.


Serviço

"Era uma vez...", de Vinícius Ferraz
Curadoria: Viviane Matesco
Visitação: De 19 de novembro a 05 de março de 2017
Horário: De terça a domingo, das 10h às 19h.

Ingresso: R$ 10
Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia.
Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais e moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência).
Entrada gratuita também às quartas-feiras.

Local: Pátio e Varanda do Museu de Arte Contemporânea - MAC Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem – Niterói-RJ
Informações: (21) 2620-2481


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA