O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) recebe a partir do dia 19 de novembro de 2016, sábado, às 10h, a exposição "Vontade de Mundo", que sob a curadoria de Luiz Guilherme Vergara, apresenta uma seleção de cerca de 30 de obras da Coleção MAC Niterói – João Sattamini. A mostra, que fica em cartaz, no Salão Principal do MAC, até o dia 02 de abril de 2017, acontece paralela às exposições "Era uma vez...", de Vinícius Ferraz e "Irreflexo", de Camila Paola.

A coleção mostra um sentido de unidade, por meio de incontáveis mundos possíveis em cada obra de arte. O objetivo é provocar cada visitante a tecer relações entre as obras entendidas como um mundo em si aberto ao tempo de infinitas leituras e temas. Uma coleção deste ponto de vista pode ser entendida também como um conjunto de relações entre diferentes mundos e sujeitos. As obras foram reunidas não por uma ordem histórica ou de valores estéticos, mas como poemas visuais abertos ao tempo de cada um, à liberdade e incerteza de hoje.

"Os títulos de cada poema são tomados de uma obra que inspira uma leitura ou invenção de mundos. A organização desta exposição procura espelhar o mundo contemporâneo pela visão de multiplicidades de temas, meios e processos de criação e expressão. Igualmente não haveria mais uma hierarquia ou narrativa dominante descrita ou ilustrada pelos trabalhos dos artistas. Os grandes nomes de artistas dessa coleção são integrados por sinergias e afinidades que expressam relações e intuições palpáveis de um sistema valores velados em cada obra", explica Luiz Guilherme Vergara.

Selecionando pinturas, objetos e esculturas, Vergara apresenta aos visitante do MAC, uma série de importantes artistas represenados no acervo do Museu. Entre eles, Abraham Palatnik, Afonso Tostes, Aluísio Carvão, Antonio Dias, Camille Kachani, Charles Watson, Cícero Dias, Cláudio Fonseca, Cristina Salgado, Daniel Senise, Décio Vieira, Deneir Martins, Dionísio Del Santo, Edmilson Nunes, Fernanda Quinderé, Hermelindo Fiaminghi, Iberê Camargo, Iole de Freitas, Ione Saldanha, João Magalhães, Joaquim Tenreiro, Jorge Duarte, Jorge Guinle, Leonilson, Manoel Fernandes, Marcos Cardoso, Mira Schendel, Nelson Felix, Paiva Brasil, Paulo Roberto Leal e Victor Arruda.


Imagens das obras por Paulinho Muniz



Serviço

Vontade de Mundo da Coleção MAC Niterói – João Sattamini
Curadoria: Luiz Guilherme Vergara
Visitação: De 19 de novembro de 2016 a 02 de abril de 2017
Horário: De terça a domingo, das 10h às 19h.

Ingresso: R$ 10
Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia.
Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais e moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência).
Entrada gratuita também às quartas-feiras.

Local: Salão Principal do Museu de Arte Contemporânea - MAC Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem – Niterói-RJ
Informações: (21) 2620-2481


Clique para ampliar.









Publicado em 01/04/2017

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA