Com curadoria da filha do arquiteto, a mostra é uma introdução ao pensamento e à obra de Lucio Costa

A partir do dia 9 de dezembro de 2002, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói convida para a exposição "Presença de Lucio Costa", dividida em três módulos, reunindo croquis (esboços, em breves traços, de desenho ou de pintura), fotografias, ilustrações, plantas e textos do arquiteto, um dos grandes amigos e companheiro de trabalho de Oscar Niemeyer. A mostra, abrigada no subsolo do museu, fica em cartaz até 29 de maio de 2003.

Tendo a curadoria de sua filha, Maria Elisa Costa, "Presença de Lucio Costa", primeira mostra sobre o arquiteto, foi exibida pela primeira vez em 1994 no Paço Imperial, Centro do Rio de Janeiro, durante a elaboração do livro "Registro de uma convivência". Feita com poucos recursos, por iniciativa de Lauro Cavalcanti, foi a única vista por ele. Antes de chegar em Niterói, esteve em Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Lisboa e no IAB no Rio.

Trata-se de uma introdução didática a Lucio Costa, estruturada em três módulos - 'O percurso', 'A palavra e o traço' e 'O passeio de um olhar' - sinalizando ainda momentos determinantes na sua trajetória. A mostra inclui o vídeo "Lucio Costa a Visão do Futuro", de Alexandre Hanzman, realizado em 1992, com roteiro de Altamir Tojal.

"Sou grata à arquiteta e professora Martice Soares de Azevedo pela sua idéia de remontar agora a exposição original apenas retocando o indispensável para atenuar, numa certa medida, as marcas do tempo.", afirma Maria Elisa Costa.

Como parte do programa de urbanismo da Prefeitura de Niterói, com apoio da Universidade Federal Fluminense, a exposição que se inaugura no MAC, traz ensaios fotográficos de Julieta Sobral, esposa de Lucio Costa, além de registros do "Ministério da Educação", "O Patrimônio histórico e Brasília", "Cidade que inventei" e "O desenvolvimento científico e tecnológico como parte da natureza" e "Arte, manifestação normal de vida".

"A exposição é um passeio pelo pensamento e pela obra de Lucio Costa, que retrata a importância e a abrangência do seu trabalho", afirma Maria Elisa Costa. A mostra, segundo ela, não é dirigida apenas aos profissionais e especialistas em arquitetura. "O projeto foi idealizado para ser visto por estudantes", disse.

O arquiteto e urbanista

Lucio Costa nasceu em 27 de fevereiro de 1902 em Toulon, França. Filho de pais brasileiros, Joaquim Ribeiro da Costa, e Alina Ferreira da Costa, passa grande parte de sua infância morando em diferentes países da Europa em virtude da profissão do pai. Seus primeiros estudos são feitos em Royal Grammar School em Newcastle, Inglaterra, e no Collège National, em Montreux, na Suíça, entre 1910 e 1916. Em Newcastle tem suas primeiras aulas de desenho, demonstrando grande prazer a habilidade em desenhar. Em 1916, a família retorna ao Brasil, estabelecendo-se definitivamente no Rio de Janeiro.

Em 1917, o pai de Lucio Costa, que sempre desejara ter um filho artista, matricula-o na Escola Nacional de Belas-Artes (ENBA), no Rio de Janeiro. Durante o curso, inicialmente dedicado à pintura, Lucio Costa descobre a arquitetura, formando-se em 1924 no Curso Especial de Arquitetura. Foi com Lucio Costa que Niemeyer começou seu aprendizado. Estagiou com ele e participou das discussões com Le Corbusier acerca da construção do Palácio Capanema, juntamente com outros arquitetos que chamou para dividir o projeto: Carlos Leão, Ernani Vasconcellos, Jorge Moreira e Affonso Eduardo Reidy. Foi com o Plano Piloto, projeto de urbanização para Brasília, já com o movimento consolidado, em fins da década de 1950, que Lucio Costa ganhou maior projeção, ao lado de Niemeyer, projetista dos prédios da capital nacional.

A partir de 1960 Lucio Costa começa a colher os frutos obtidos da década anterior, recebe o título de Doutor Honoris Causa pela universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e viaja pelo mundo participando de conferências sobre urbanismo. Olhados juntos, o trabalho de um com certeza não teria o mesmo valor sem o trabalho do outro. Afinal, a arquitetura moderna brasileira ganhou notoriedade internacional graças às ideias trazidas por Lucio Costa e executadas por Niemeyer, que foi quem lhe deu visibilidade. Enquanto Niemeyer foi e é o projetista de renome, Lucio Costa foi o pensador, produtor dos diversos textos que trouxeram e consolidaram a arquitetura moderna no Brasil.

De vida reclusa, viveu grande parte de sua vida em seu apartamento na Av. Delfim Moreira, no Leblon, e não pedia muito mais que isso para ser feliz. Ainda jovem, teve sua vida marcada pela morte de sua mulher, em um acidente de carro no qual ele dirigia. Ficou viúvo, com duas filhas pequenas, Maria Elisa e Helena, e não se casou novamente. Morreu, em 13 de junho de 1998, como um homem notável, porém sem grandes posses. Nunca quis ter seu próprio escritório e durante sua vida inteira foi funcionário público. Trabalhava seus projetos nos próprios terrenos, pois achava que só essa proximidade permitiria ao arquiteto fazer um bom projeto.


Serviço

"Presença de Lucio Costa"
Curadoria: Maria Elisa Costa
Local: Subsolo
Abertura: 9 de dezembro de 2002
Visitação: 9 de dezembro de 2002 a 29 de maio de 2003

Museu de Arte Contemporânea - MAC
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n - Niterói RJ
Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481


Tags:






Publicado em 23/08/2023

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA