Depois do fim de "Brinquedo de Furar Moletom" e "A Vida Renasce, Sempre", o Museu de Arte Contemporânea de Niterói inaugura duas novas exposições, que ocupam o Salão Principal e o Mezanino do MAC. "Riposatevi", de Lúcio Costa, será mostrada pela primeira vez no estado; e Luiz Roque assina "Televisão". A abertura das exposições acontece no sábado, dia 15 de dezembro, a partir das 10h. Os artistas ficam em cartaz no MAC por três meses, até a metade de março de 2019.

Exposta pela primeira vez em 1964, na primeira edição da Trienal de Arquitetura de Milão com participação, "Riposatevi" recebe uma remontagem no MAC, 54 anos depois. Essa é a primeira vez que a mostra está em cartaz no Estado do Rio: só passou por São Paulo e Brasília em terras nacionais. A exposição original contava com 14 redes de dormir dispostas em uma instalação, acompanhadas de violões e plantas. Na parede, fotografias da construção de Brasília, inaugurada quatro anos antes, e de uma praia do Ceará, propondo o diálogo entre a construção do concreto e o artesanato. No MAC, como o espaço é maior, serão 28 redes, que convidam o público a participar ativamente da exposição, usufruindo da instalação. Essa também é a primeira remontagem que inclui as fotografias do original. Expor "Riposatevi" é uma maneira dos curadores Pablo Léon de la Barra e Raphael Fonseca de homenagear Lúcio Costa, falecido em 1998.

Já "Televisão", de Luiz Roque, expõe filmes, vídeos e um objeto-vídeo do gaúcho. No total, oito trabalhos compõem uma antologia dos 15 anos de trabalho do artista, que trabalha muito a ideia de distopia, de futuro trágico, usando a mídia audiovisual. Os vídeos expostos tem curta duração, se associando ao ritmo de videoclipes, e os suportes variam de televisões de tubo, televisões de LCD e o novo trabalho de Luiz: um objeto que é meio vídeo, meio escultura. Os trabalho apresentados citam outros artistas, como Amílcar de Castro e Henry Moore.

SERVIÇO

Abertura das exposições "Riposatevi" e "Televisão"
Data: 15 de dezembro de 2018, sábado
Horário: 10h
Duração: 8h
Ingresso: R$10 (a inteira). Niteroienses, moradores e visitantes de bicicleta têm gratuidade.
Classificação indicativa: Livre
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Mirante da Boa Viagem, s/n, Boa Viagem, Niterói







Publicado em 2018-12-15

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA