O MAC inaugura uma nova exposição, com obras de quatro artistas importantes na história da arte recente brasileira e carioca. Ivan Serpa, Antonio Dias, Antonio Manuel e Rubens Gerchman ocupam as quatro seções do andar superior do MAC, com uma seção dedicada a cada um dos artistas. Mais ativos nos anos 60, cada um desenvolveu a própria linguagem para lidar e retratar as violências do regime ditatorial daquele tempo.
Ivan foi mudando seu estilo ao longo do tempo, com uma obra heterogênea, indo da abstração à figuração expressionista. Antonio Dias foi para o universo conceitual, criando mapas que eram respostas sutis à agressividade militar. Já Antonio Manuel usou os jornais da época como elemento poético de sua obra, e refletiu a violência de maneira mais explícita. Por fim, Rubens Gerchman se aproximava mais da popart, com peças cheias de humor que criam narrativas urbanas, que ainda hoje se relacionam com o cotidiano de grandes cidades como Rio de Janeiro e Niterói.
A mostra também conta com a exibição do filme "VER OUVIR", um curta-metragem de Antonio Carlos da Fontoura que acompanhou a produção de dois dos artistas presentes na exposição, Antonio Dias e Rubens Gerchman, e também Roberto Magalhães, artista contemporâneo dos expositores.
SERVIÇO
Coleção MAC – O País Ocupado
Data: de 13 de abril a 4 de agosto de 2019, terça a domingo
Horário: das 10h às 18h
Ingresso: R$10 (a inteira), Niteroienses, moradores e visitantes de bicicleta têm gratuidade.
Classificação indicativa: Livre
Museu de Arte de Contemporânea de Niterói
Mirante da Boa Viagem, s/n, Boa Viagem, Niterói
Tags: