A convite do Santuário Cristo Redentor, da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da Prefeitura de Niterói, Oskar Metsavaht apresenta no MAC a exposição 90 | 25 - Ícones e Arquétipos, que celebra os 90 anos do Cristo Redentor e os 25 anos de inauguração do Museu de Arte Contemporânea projetado por Oscar Niemeyer.

Metsavaht elaborou uma instalação através do conjunto de obras - fotografias, pinturas e vídeos - que estabelece uma correlação entre os dois monumentos construídos em concreto armado, símbolos das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói.

Ao traçar paralelos entre o Cristo Redentor e o MAC, o artista propõe uma reflexão sobre a importância de cada uma das construções para o modernismo brasileiro. A mostra individual integra a programação oficial da ArtRio e a visitação será de 7 de setembro a 5 de dezembro de 2021.

"O Cristo e o MAC são obras que, em linhas concretas, representam o sacro, o espiritual e o concreto. E nesta instalação convido o espectador a enxergar, através do meu olhar, os arquétipos estéticos, conceituais e artísticos comuns entre os dois monumentos", diz Oskar Metsavaht.

Para o curador Marcus de Lontra Costa, 90 | 25 - Ícones e Arquétipos amplia a percepção do público em relação às duas obras, e estabelece um diálogo com a coleção João Sattamini. "A ação de Metsavaht indicou o norte da mostra, ao identificar na iconografia arquitetônica arquétipos essenciais para a estruturação conceitual da exposição. Por isso, o conjunto de obras atua como um rizoma, comunicando-se com diversas fontes e sugerindo ao visitante valorizar as suas próprias descobertas; a curadoria atua apenas como um indutor de sentimentos, permitindo que cada um crie seu próprio caminho, suas histórias e seus encantamentos", diz Lontra.

"Oskar Metsavaht é um pluriartista brasileiro, hipersensível à estética do Cristo Redentor. Com um olhar que perpassa o original, reporta-nos ao Redentor Universal. Ninguém melhor do que ele para nos conduzir à experiência dos 90 anos do monumento símbolo do nosso país", destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

[Sobre Oskar Metsavaht]

Artista. Vive e trabalha entre Rio de Janeiro e Nova York. Formação acadêmica em Medicina. Desde 2011 participa de diversas exposições coletivas e realizou várias individuais, no Brasil e no exterior − França, Estados Unidos, Argentina e México. Diretor criativo do studio OM.art, onde reúne seu ateliê de artes plásticas, o espaço expositivo e o estúdio para desenvolvimento e produção de projetos de arte.

Fundador e diretor de criação e estilo da Osklen, onde design, arte e sustentabilidade compõem os pilares da marca, precursora da moda consciente que prima pela fusão entre ética e estética, comprometida com práticas sustentáveis. Ativista ambiental. Amazon Guardian. Fundador e presidente do Instituto-E, organização não governamental que atua como um hub aplicando conceitos e práticas do 'Sustainable Design Thinking' para promover um desenvolvimento humano mais sustentável por meio de projetos socioambientais.

O trabalho de Oskar como artista, designer e ativista também expressa o tema da preservação da floresta, da água e do empoderamento e proteção dos povos da floresta. Membro dos Conselhos Consultivos do Instituto Inhotim e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).

O artista é Embaixador da Boa Vontade da Unesco para cultura de paz e sustentabilidade


SERVIÇO

Exposição '90 | 25 - Ícones e Arquétipos', de Oskar Metsavaht
Abertura: Terça, 7 de setembro de 2021, das 16h às 20h
Visitação: 8 de setembro a 5 de dezembro de 2021
Horário: Terça a domingo, das 11h às 16h

Local: MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n
Informações: 2722-1543


Tags:






Publicado em 07/09/2021

MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA
Estratégia: Jogos Concretos e Neoconcretos ENCERRADA