O Museu de Arte Contemporânea de Niterói comemora seis anos de atividades, com uma programação especial: as exposições 'A Recente Coleção do MAC' e '6 Anos de MAC'. O evento conta, ainda, com workshops, edição de catálogos e inauguração do site www.macniteroi.com. A abertura acontece no próximo sábado, 14 de setembro de 2002, e as atividades vão até o dia 3 de novembro (*).

O novo site do museu, que foi desenvolvido por José Carlos Assumpção e pelo webdesigner Thomas Cavalcanti, mostra, entre outras coisas, a arquitetura de Oscar Niemeyer e a Coleção de João Sattamini.

O evento tem como proposta mostrar que a missão do MAC Niterói vai muito além do belo edifício de Niemeyer: desde sua inauguração, foram realizadas exposições dos mais importantes artistas brasileiros, além de um permanente e premiado projeto educativo.

A mostra '6 anos de MAC'

A mostra está montada no subsolo do museu, incluindo oito grandes painéis temáticos, que contam a história do espaço através de imagens e textos.

No Painel 1, denominado O Museu e a Arte Contemporânea, vai estar à disposição exposições, performances, palestras, conferências e cursos em torno da arte contemporânea.

O Painel 2 mostra a relação do museu com a Arte Educação. As pessoas vão poder participar de atividades educativas dentro e fora do MAC. Haverá uma participação interativa com quem for visitar o espaço.

Através do Painel 3, intitulado de O Museu Atravessou a Rua, será mostrado o Projeto Arte e Ação Ambiental, desenvolvido pelo MAC com a comunidade do Morro do Palácio.

A programação não poderia deixar de fora a inserção do museu em editoriais de moda e publicidade no mundo. Dentro desse Painel de número 4, consta a utilização da imagem do museu na cidade. O MAC também é inspiração para a arte através da escrita.

No Painel 5 - O MAC Como Inspiração - podem ser lidas crônicas, poemas, desenhos, cartoons, músicas e fotografias.

MAC na Capa da Revista Newswek, na edição de 01 de abril de 2002
No painel seguinte, o público está convidado a participar da exposição, colocando fotos de sua visita ao museu, em espaço reservado especialmente para este fim, durante todo o período da mostra.

O painel 7 deixa exposta a reprodução da matéria da revista Traveler na qual o MAC é incluído entre uma das sete maravilhas do mundo moderno. As outras seis também estão listadas neste espaço. O sucesso do MAC na mídia nacional e internacional não é só este. O museu também já foi lembrado e prestigiado numa reportagem do maior jornal americano: o The New York Times, e ainda foi capa na famosa revista Newsweek.

O painel 8 ficou reservado para о grande arquiteto Oscar Niemeyer - autor do projeto de criação da cidade de Brasília e do próprio MAC - além de muitos outros famosos espalhados pelo País. Nesta mostra, o grande público vai conhecer A criação do Museu (os primeiros desenhos e croquis), a construção (plantas e fotos) e a repercussão mundial que aconteceu a partir do momento de criação desse espaço.

Para quem quiser conferir, as exposições podem ser visitadas de terça a domingo, das 11 às 18 horas. Ingressos a R$2,00 e R$1,00 (estudantes com carteira, crianças até 7 anos e adultos acima de 65). Aos sábados, a entrada é grátis. Informações pelo 2620-2400.

(*) As exposições 'A Recente Coleção do MAC' e '6 Anos do MAC' foram prorrogadas e continuarão em cartaz, até 1 de dezembro e 9 de março de 2003, respectivamente.











Publicado em 17/02/2023

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA