No dia 15 de dezembro, quarta-feira, o MAC Niterói recebe, na praça, a exposição “Democracia em Disputa”, que conta, por meio de fotografias, a história da democracia no Brasil. São imagens que narram mais de meio século de episódios cruciais para a construção das instituições políticas e para o fortalecimento do Estado de direito. Na ocasião, haverá, ainda, DJ e intervenção cênica.

No centro da mostra, totens com 37 fotografias selecionadas tanto por seu valor artístico e cultural como por retratar episódios marcantes da história brasileira recente. A curadoria de fotos apresenta a construção da democracia no Brasil, entre a primeira experiência democrática, em 1945, passando pelos anos de 1954, 1961, 1964, 1985, 2014, 2016, 2018.

Em paralelo, uma exposição digital apresenta vídeos com especialistas discutindo questões contemporâneas e uma seleção comentada de filmes e capas de discos que, ao longo dos últimos 70 anos, foram temas de grandes questões sociais. Uma lista de músicas que refletem sobre assuntos que vão da censura e reconquista da liberdade de expressão à condição da mulher, passando por justiça social e racismo, complementam a exposição.

"Existem atores que querem romper com a democracia. E existem atores comprometidos com a defesa dos valores democráticos. Se hoje as instituições estão sendo degradadas por dentro, sobretudo pelas ações de líderes eleitos, isso ocorre porque nossa democracia tem sido instável", explica o coordenador geral da exposição, professor Leonardo Avritzer,

A mostra é uma iniciativa do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação, recebida pelo MAC-Niterói.


Protocolos sanitários:

Todos os protocolos sanitários serão seguidos, como a obrigatoriedade do uso de máscaras. Com base no decreto municipal nº 14.141/2021 e no plano Novo Normal da Prefeitura de Niterói, a Secretaria das Culturas e a Fundação de Arte de Niterói estabeleceram novas normas para o funcionamento dos equipamentos culturais da cidade. Desde 1º/10/2021 é necessário apresentar comprovante de vacinação contra a COVID-19 em dia, para entrar nos equipamentos culturais de Niterói. O comprovante de vacinação pode ser apresentado no formato impresso ou digital e deve ser acompanhado de um documento com foto.


Serviço

Exposição “Democracia em Disputa”
Abertura: 15 de dezembro, quarta-feira
Horário: 16h
Visitação: de 16 de dezembro de 2021 a 27 de março de 2022
Entrada gratuita

Local: MAC Niterói – praça
Endereço: Mirante da Boa Viagem, sem número - Niterói
A praça do MAC funciona diariamente, das 9h às 18h

Natal e Réveillon: O museu estará fechado (galerias internas e pátio), nos dias 24 e 25 de dezembro e de 31 de dezembro de 2021 a 3 de janeiro de 2022.








Publicado em 10/12/2021

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA