'Invasão: A Arte da Democracia' homenageia obras e artistas vandalizados em Brasília

Em diálogo com os debates da contemporaneidade, o MAC Niterói apresenta, a partir do mês de maio, 'Invasão: A Arte da Democracia'. Pensada a partir dos eventos ocorridos no 08 de janeiro de 2023, quando houve o ataque às sedes dos três poderes em Brasília, a exposição homenageia Athos Bulcão e Frans Krajcberg, que tiveram suas obras vandalizadas na ocasião. A mostra fica em cartaz até 20 de agosto.

Na data da invasão ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, diversas obras de artes foram parcialmente destruídas. Desde então, restauradores e museus têm se empenhado em resgatar estes símbolos da cultura nacional. Entre os itens, estão 'Galhos e Sombras', de Krajcberg, e 'Muro Escultórico', de Bulcão.

Reafirmando o compromisso com a memória coletiva, o MAC Niterói realiza a exposição de outras obras dos dois artistas. A iniciativa vem para reforçar a importância da preservação, valorização e documentação da arte nacional, fundamental para a compreensão do povo brasileiro. As peças exibidas compõem a Coleção João Sattamini, integrante do acervo do MAC.

Sobre Frans Krajcberg

Krajcberg (1921-2017) nasceu na Polônia e se naturalizou brasileiro. Escultor, pintor, gravador e fotógrafo, usava elementos da natureza em suas obras. Veio para o Brasil em 1948, fugindo da Segunda Guerra Mundial, após toda sua família ter sido assassinada em um campo de concentração pelo governo nazista. Foi um ativista ambiental, associando a sua arte à defesa do meio ambiente. Sua obra 'Galhos e sombras' foi uma das destruídas pelos vândalos e dificilmente será possível recuperá-la totalmente.

Sobre Athos Bulcão

Athos Bulcão (1918-2008) nasceu no Rio de Janeiro. Pintor e escultor, se destaca como um dos principais artistas do nosso país, em especial pela integração da arte à arquitetura, trabalhando as relações do espaço com a paisagem e a natureza. Suas principais obras foram desenvolvidas para espaços públicos, como murais e painéis, sendo Brasília um dos locais icônicos de seu trabalho: todos os palácios de Brasília possuem alguma obra de Bulcão. Sua obra 'Muro escultórico' foi uma das vandalizadas na invasão da Câmara dos Deputados e passa por um complexo processo de restauro.





Serviço

Invasão: A Arte da Democracia
Data: De 12 de maio a 20 de agosto de 2023
Horário: terça a domingo, às 10h às 18h
Classificação: Livre
Ingressos: R$16 inteira e R$ 8 meia-entrada
Adquira os ingressos no Sympla ou na Bilheteria do MAC Niterói

Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem - Niterói – RJ


Tags:






Publicado em 26/04/2023

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA