Com curta temporada, a mostra apresenta fotografias e uma instalação sobre o pioneirismo da cidade na aplicação do Método Wolbachia
Arte e ciência se juntam em nova exposição no Museu de Arte Contemporânea de Niterói! Segunda-feira, dia 06 de novembro, a mostra "Wolbachia pipientis - Niterói em três tempos (2015, 2017 e 2022)" apresenta um portal de memória da aplicação do Método Wolbachia na cidade.
Conhecido por inibir os vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela urbana em mosquitos Aedes aegypti, o
Método Wolbachia se utiliza das características da bactéria Wolbachia para reduzir essas doenças. Niterói, primeira cidade do Brasil a abraçar a técnica, é exemplo do sucesso e comprovação da tática. Ainda em 2021, dados revelaram a eficácia da proteção garantida pela Wolbachia. Os números apontam a redução de cerca de 70% dos casos de dengue, 60% de chikungunya e 40% de Zika nas áreas onde houve a intervenção entomológica.
Como forma de homenagear essa história, a exposição apresenta instalações e imagens de todo o processo de desenvolvimento do projeto, que segue avançando desde 2015. O público vai poder conferir uma reprodução do insetário, parte única da biofábrica que foi transformada em portal. As fotografias escolhidas fazem parte do acervo da iniciativa e buscam contemplar o eixo histórico, protagonistas da implementação, parceiros e apoiadores.
Serviço
Wolbachia pipientis - Niterói em três tempos (2015, 2017 e 2022)
Abertura: Segunda-feira, dia 06 de novembro de 2023
Encerramento: Domingo, dia 12 de novembro de 2023
Visitação: Todos os dias, das 9h às 18h
Classificação indicativa: Livre
Local: Pátio do MAC Niterói
Entrada Gratuita
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n - Boa Viagem, Niterói
Tags: