Com inauguração agendada para o sábado, 02 de dezembro, às 10 horas, no Museu de Arte Contemporânea - MAC Niterói, a exposição "Arte & Processos de criação" apresenta 39 artistas contemporâneos oriundos de Vitória, Rio de Janeiro e Niterói, cujos processos criativos foram tomados como estudos de casos para refletir na atualidade, o conceito de Arte relacionado com os Processos de criação em arte de cada um. A mostra fica aberta à visitação até 25 de fevereiro de 2024.

Tal ênfase do título da exposição, objetiva tanto pensar o que seria o conceito de Arte na atualidade, como também pesquisar os possíveis parâmetros que norteiam os processos de criação em artes visuais de cada artista participante. A amplitude numérica de artistas somada a seus exclusivos processos criativos, busca apresentar um leque de possibilidades de campos conceituais e de referências imaginativas para explicitar o descentramento das poéticas atuantes no contexto da arte contemporânea.

Objetivando tal perspectiva, a exposição, organizada sob a curadoria de João Wesley de Souza, doutor em Artes e Professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, busca paralelamente ao evento expositivo, a publicação de um livro-catálogo homônimo, a ser lançado no dia 20 de janeiro de 2024 no auditório do MAC Niterói. Na ocasião, será apresentado o eixo curatorial que norteia a exposição e os resultados alcançados na pesquisa que culminou neste evento de artes visuais, e suas reflexões teóricas relacionadas aos processos de criação em artes visuais.



Serviço

"Arte & Processos de criação"
Abertura: Sábado, 02 de novembro de 2023
Visitação: De 02 de novembro a 25 de fevereiro de 2024
Horário: 10h às 17h30 (Terça a Domingo)
Classificação: Livre
Ingressos: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia-entrada)

Gratuidades: Crianças menores de 7 anos; Estudantes da rede pública (fundamental e médio); Moradores e naturais de Niterói; Servidoras/es públicos municipais de Niterói; Pessoas com deficiência; Visitante que chegar ao museu de bicicleta. Às quartas-feiras a visitação é gratuita para todo mundo!

Meia-entrada: Pessoas com mais de 60 anos; Estudantes de escolas particulares e universidades; ID Jovem: Pessoas de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos que estejam inscritas no CadÚnico; Professoras/es.

Local da venda de ingresso: diretamente na bilheteria do museu (somente pagamento em dinheiro) ou online pelo site Sympla (pagamento via cartão de crédito, PIX ou boleto - este disponível apenas para compras com pelo menos 7 dias de antecedência).

Lembramos que não é permitido circular dentro do museu com bolsas e mochilas de porte médio ou malas, mas há no local guarda-volumes gratuitos para itens de porte médio, sujeito à lotação.

Local: Salão Principal MAC Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem - Niterói


Tags:






Publicado em 30/11/2023

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA