Clique para ampliar
A exposição "Antoni Gaudi and the Days of Creation" será aberta, nesta segunda-feira, dia 22 de julho, às 20 horas, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC. A mostra, uma realização do Comitê Organizador local da Jornada Mundial da Juventude e da Associação dos Amigos de Gaudí, tem o apoio da Prefeitura de Niterói e traz um recorte sobre a vida do brilhante arquiteto espanhol e devoto cristão, Antoni Gaudí.

Criada especialmente para a Jornada Mundial da Juventude – JMJ, no Brasil, a mostra representa uma continuidade da exposição intitulada "Sagrada Família: Movido pela Beleza", apresentada na JMJ 2011, em Madri.

Fazem parte da exposição um vídeo, que narra a história de Gaudí, desde a infância, cartazes de suas obras acompanhados de frases e explicações do artista, além de um workshop. Cada espaço do MAC será marcado para ajudar o visitante a entrar no tema em questão. O objetivo é entender Gaudí, além de suas obras e criar um elo entre o jovem e o arquiteto espanhol, relacionando a vontade que tinha de ser um "colaborador da natureza".

Clique para ampliar
Espanhol, arquiteto e cristão devoto, suas obras misturam três paixões: arquitetura, natureza e religião. A exposição ocupa uma área de 700 m² do museu e foi traduzida para o português, inglês e espanhol, feita por encomenda para essa semana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil. A curadoria é da espanhola Chiara Curti, a realização do Comitê Organizador local da JMJ e da Associação dos Amigos de Gaudí, com apoio da Prefeitura de Niterói.

"Essa é a primeira exposição sobre o artista no Brasil. Me convidaram para montar esse projeto e eu aceitei na hora. Ele pega toda a varanda do MAC e três salas pequenas. Essa exposição fala sobre a relação do homem com Deus e com a criação. Foi escolhido o MAC porque toda a sua vista é uma maravilha, assim como é a cria. Além de que, tem muito a ver, pois são dois arquitetos que se inspiraram na natureza: Niemeyer e Gaudí", explica a curadora.

A mostra Antoni Gaudí and the Days of Creation representa uma continuidade da exposição intitulada Sagrada Família: Movido pela Beleza, apresentada na JMJ 2011, em Madri. A exposição faz uma referência à obra-prima de Antoni Gaudí, o inacabado Templo Expiatório da Sagrada Família, ou simplesmente Sagrada Família, em Barcelona, que é um dos monumentos mais visitados da Espanha.

São esperados cerca de 30 mil jovens para a exposição, que ocupa uma área de 700 m2, e fica em cartaz até o dia 28 de julho de 2013, podendo ser visitada de segunda a domingo, das 10h às 18h, no MAC de Niterói. Entrada franca.

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC fica no Mirante da Boa Viagem, sem número, em Niterói/ RJ. Informações: 2620-2400.





Prefeito e Arcebispo de Barcelona abrem exposição sobre Gaudí no MAC

O Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves e o vice-prefeito, Axel Grael, ao lado do Arcebispo de Barcelona, Cardeal Luís Martínez Sistach e do Vigário da Paróquia de São Judas Tadeus, Carmine Pascale, participaram na ´pultima segunda-feira, 22 de julho de 2013, da solenidade de abertura da exposição "Antoni Gaudí and the Days of Creation", no Museu de Arte contemporânea de Niterói - MAC, onde foram recebidos por jovens voluntários da Jornada Mundial da Juventude - JMJ de diversas nacionalidades. A mostra faz parte das atividades da JMJ em Niterói.

Antes de inaugurar a exposição, o Prefeito Rodrigo Neves fez questão de agradecer o empenho de todos os organizadores da JMJ em Niterói, saudou a presença do Arcebispo de Barcelona no município e exaltou a escolha do MAC para receber e exposição do arquiteto espanhol Antoni Gaudí.

"Temos o privilégio de ser a segunda cidade do mundo com mais obras do Oscar Niemeyer e o MAC é um orgulho para Niterói e para o Brasil", disse o prefeito. "Essa exposição promove o encontro de dois gênios, Niemeyer e Gaudí", ressaltou.



O Vigário Geral da Paróquia de São Judas Tadeu, de Icaraí, Carmine Pascale, que estava representando o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, destacou a presença de jovens de diferentes regiões e nações em Niterói. "A juventude torna a cidade mais viva, principalmente este lugar tão belo, que nos faz saudar a criação de Deus", disse. Pascale lembrou ainda que a Igreja sempre esteve unida a arte e a cultura, afirmando que essa união se repetia com a exposição sobre Gaudí no MAC.

Já o Cardeal Luís Martínez Sistach agradeceu o grande apoio da Prefeitura de Niterói para a realização da JMJ no município e principalmente para a exposição sobre Gaudí. "Essa é uma mostra muito importante sobre um grande arquiteto espanhol, Gaudí, que unia arte, arquitetura e simbologia, baseado em três pilares, na natureza, na Bíblia e na liturgia", destacou o Cardeal. "Gaudí entendia Deus como criador e o artista, com seu trabalho, como o colaborador mais eficaz do criador. Essa exposição não poderia estar num lugar melhor que esse belíssimo museu, criado por Niemeyer", finalizou Sistach.

Em seguida, o Prefeito e o Cardeal foram convidados a cortar a fita, inaugurando a exposição, que ocupa uma área de 700 m2 da varanda do MAC, e fica em cartaz até domingo, dia 28 de julho de 2013. Voluntários da Jornada Mundial da Juventude serão responsáveis pela monitoria da mostra.

Participaram, também, da cerimônia: o presidente da Fundação de Arte de Niterói-FAN, André Diniz; o subsecretário de planejamento Cultural, Kiko Albuquerque; o Secretário de Governo, Rivo Gianini; o presidente da Neltur, Paulo Freitas; o diretor executivo do Caminho Niemeyer, Marcos Gomes; o coordenador da Comissão Especial da JMJ em Niterói, Paulo Cunha; além do diretor do MAC, Luís Guilherme Vergara, da curadora da mostra, Chiara Curti; entre outras autoridades do município, do Comitê Organizador Local da JMJ 2013 e da Associação de Amigos de Gaudí.

Tags:






Publicado em 02/06/2013

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA