O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói apresenta, de 02 de setembro a 1º de dezembro de 2013, a exposição "Joseph Beuys - Res-Pública: conclamação para uma alternativa global", que será uma contribuição especial às comemorações do aniversário do MAC, trazendo do legado de Beuys, cinco tópicos importantes e desafiadores de mudança na ordem global contemporânea - Criatividade individual e liberdade; Escultura Social - ensino e educação; Meio Ambiente e Energia; Cura, Xamanismo e Espiritualismo Material e Democracia Direta - Política. A mostra contará com mais de 100 obras coletadas de todos os estágios criativos do artista. Às 16h acontecerá a mesa redonda "Joseph Beuys, a revolução inacabada" com Silke Thomas, Rafael Raddi e Guilherme Vaz com a mediação de Luiz Guilherme Vergara.

Este projeto foi concebido pelos curadores Silke Thomas, Claudia Seelmann, Rafael Raddi e Luiz Guilherme Vergara, com a cooperação do Instituto Plano Cultural e da Galerie Thomas Modern. Esta exposição viajará do MAC Niterói para o Museu da República em Brasília, posteriormente para Buenos Aires, e, por último, para o MAMAM, em Recife.





O legado das obras e ideias deste artista alemão (1921-1986) nos alcança hoje como uma convocação para atualizar e resgatar as visões de Beuys a respeito das alternativas globais envolvendo os principais pontos críticos da arte, da cultura, da economia, do meio ambiente e da ordem social como horizontes de ação ética para o século XXI, ainda não conscientes para a humanidade. Este projeto, portanto, não diz respeito apenas à exibição de objetos, mas inspirados pelas ideias de Beuys, o museu será aberto como um lugar de encontro para um fórum permanente sobre criatividade, educação, democracia direta, consciência ambiental e cura por espiritualidade material e energia.

A abordagem curatorial desta exposição se volta para 5 temas vitais distintos da arte e da vida de Beuys, que também são de grande significado para o debate local e global e para os desafios do papel e lugar da arte na sociedade contemporânea. Além de aparecerem consistentemente como um leitmotiv das obras de Beuys, esses temas são especialmente críticos para a grande mudança política, social e ambiental no Brasil. A arquitetura de Oscar Niemeyer e a especificidade do local com vista para a Baía de Guanabara enriquecerá e contextualizará o museu como "abrigo poético" e utopia concreta para acomodar a "Res-Pública" de Beuys. Entre os temas, estão: Criatividade e Liberdade Humanas Tripartidas - Pensamento, sentimento e vontade ("Todo homem é um artista", "Libertar as pessoas é o objetivo da arte, portanto a arte para mim é a ciência da liberdade"); Plástica Social/Escultura Social - Ensino & Educação (Universidade Internacional Livre), Teoria da Escultura; Defesa della Natura: Natureza – Energia - Meio Ambiente & Energia ("plantamos árvores e as árvores nos plantam"); Cura - Xamanismo - Espiritualismo Material; Democracia Direta - Utopia Concreta (filmes e vídeos de Beuys), colaboração e solidariedade.

A escolha de Joseph Beuys para comemorar os 17 anos do MAC de Niterói foi especialmente focada no legado desse artista para o século XXI, pela relevância e atualidade de suas ideias políticas, ambientais e humanitárias para a missão do nosso museu nesta cidade e no estado do Rio de Janeiro. Beuys é classificado como um dos mais inspiradores e influentes protagonistas do mundo da arte do Século XX, além de ativista ambiental, político, filósofo, educador, terapeuta social revolucionário, defensor de uma harmonia entre cultura e natureza.





Ao mesmo tempo visionário e mentor, sua obra atrai os humanos para a fascinação. A produção multifacetada de Beuys inclui formas tradicionais, tais como: plásticos, pintura e desenho, bem como múltiplas grandes instalações e performances públicas. Suas obras, no entanto, são não apenas de grande importância do ponto de vista artístico, mas também de grande significado social. Ele pregava uma extensão da definição de arte que tivesse a capacidade de mudar a sociedade inteira. Com sua 'plástica social', ele elevou cada pessoa à posição de artista e, desse modo, referiu-se à sua energia criativa e artística, que lhe deu a possibilidade de mudar e formar a sociedade independentemente. Consequentemente, Beuys desenvolveu um engajamento político que o fez argumentar a favor da democracia direta e da participação individual.

Paralelamente, as performances de Beuys será sempre trazida ao primeiro plano por meio de fototografias e filmes selecionados. Especialmente no quadro de suas ações, ele interferiu na sociedade fazendo discursos políticos e engajando-se como um ativista. Sua atividade de ensino também teve uma postura significativa, que levou ao seu dito: "ser um professor é minha maior obra de arte".


Serviço:

"Joseph Beuys - Res-Pública: conclamação para uma alternativa global"
Abertura: Segunda-feira, 02 de setembro de 2013, às 17h
Em cartaz de 02 de setembro até 1 de dezembro de 2013
Visitação: MAC de Niterói - Varanda
Endereço: Mirante da Boa Viagem, sem número
Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos a R$6,00

Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia (R$3,00)
Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças abaixo de 7 anos e portadores de necessidades especiais.
Entrada gratuita também às quartas-feiras

Obs.: a bilheteria encerra suas atividades 15 minutos antes do horário de fechamento do museu. Informações: 2620-2400 ou 2620-2481

Tags:






Publicado em 03/08/2013

Artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC Niterói De 06 de abril a 12 de maio
MAC apresenta 'Cinco convites a um levante', de Alex Frechette De 02 de março a 12 de maio de 2024
MAC Niterói apresenta exposição coletiva "Outras paisagens" De 06 de abril a 26 de maio de 2024
MAC Niterói abre exposição em homenagem às trabalhadoras do mar De 09 de março a 16 de junho
MAC como Obra de Arte ENCERRADA
Ocupações/Descobrimentos Antonio Manuel e Artur Barrio ENCERRADA
Arte Contemporânea Brasileira Coleções João Sattamini e MAC de Niterói ENCERRADA
Detalhes e iluminação que fazem a diferença no trabalho de Magno Mesquita Leia mais ...
No MAC Niterói, "Visões e (sub)versões - Cada olhar uma história" ENCERRADA