O prefeito de Niterói, Moreira Franco, empossou ontem (11/08/1980) o professor Nilo Neves como presidente da Fundação de Atividades Culturais - FAC, em substituição à professora Ismênia Martins. O professor estava desempenhando a função de chefe de Gabinete do Secretário de Educação e Cultura de Niterói, Francisco Lomelino, pasta à qual está vinculada a Fundação. O ato de sua nomeação foi publicado no Diário Oficial no último dia 07.
Em seu discurso de agradecimento, Nilo Neves prometeu incentivar o desenvolvimento da cultura e das artes do município, que considera um celeiro de intelectuais e artistas tanto no passado como no presente. Afirmou ser esse o desejo do Prefeito e do Secretário Lomelino.
Nilo Neves acrescentou que vai desenvolver esforços para congregar todos os órgãos públicos e privados que atuam nos setores artísticos, com o objetivo de realizar um trabalho integrado de incremento cultural em Niterói.
Estiveram presentes à solenidade os Secretários Municipais de Educação, e do Conselho de Desenvolvimento da Prefeitura, Alexandre Camacho, além dos vereadores João Batista da Costa, Dircilo Rocha e José Vicente Filho.
Ainda esta semana serão ocupados os cargos vagos na diretoria da FAC. O sociólogo e jornalista Marcos Medeiros assumirá a Coordenação de Atividades Artísticas e Gastão Neves a Superintendência.
Nilo Neves foi sempre um homem dedicado às letras, passando em algumas ocasiões pela política. Advogado, professor e jornalista, o novo presidente da FAC foi professor e diretor do Liceu Nilo Peçanha, de Niterói, e do Liceu Muniz Freire, em Cachoeiro do Itapemirim, além de professor dos Colégios Santo Inácio, Salesianos e Pio XI.
Também exerceu vários cargos na administração pública, entre os quais o de diretor da Caixa Econômica Federal (1966). Secretário de Educação e Cultura de Niterói, na gestão de Emílio Abunahman (1964-71), diretor do Departamento de Difusão Cultural do Estado, no Governo Paulo Torres (1964-66) e chefe de Gabinete do Prefeito João Pitombo (1971). Foi membro do Diretório Regional da extinta UDN fluminense e exerceu o cargo de vereador de Niteróipor este partido (1959-63).
Com informações de O Fluminense, agosto de 1992
Tags: