Danielle Barreto Nigromonte nasceu em 16 de janeiro de 1976. Formada em História, trabalhou como professora nas prefeituras de Cabo Frio e Armação de Búzios. Em 2005 assumiu a, a convite do secretário Marcos Gomes, a Subsecretaria de Cultura de Niterói. Em agosto de 2006 assumiu a Secretaria de Cultura, onde permaneceu até fevereiro de 2007. De março de 2007 a dezembro de 2008 assumiu a presidência da Fundação de Arte de Niterói. Em sua gestão à frente da FAN foi criada a Niterói Filmes e foi inaugurado o Teatro Popular.

Em sua gestão foi realizado o primeiro edital de audiovisual da cidade, com premiação no Teatro Popular, e realizado um documentário dirigido pelo Zelito Viana com o Ferreira Gullar sobre Oscar Niemeyer. Havia também o Tela Niterói, que consistia em exibições gratuitas de cinema semanalmente pela cidade.

Como gosta de lembrar, "a melhor forma de sintetizar a política pública de cultura na cidade naquele momento é a palavra de ordem 'Cultura para Todos'". Era a mudança da lógica da cultura na cidade, mudando o foco de atuação concentrado apenas no eixo Icaraí - Centro e ampliando a possibilidade e acesso à cultura a outras áreas da cidade: Santa Bárbara, Ilha da Conceição, Caramujo, Piratininga, Região Oceânica, entre outras. No final de 2008 já eram 19 modalidades de atividades gratuitas espalhadas pela cidade tais como: 'Música no Campo', o 'Rock na Pista', realizado em parceria com o Arariboia Rock, as 'Quartas Clássicas' e 'Clássicos do Samba' no Teatro Municipal a preços populares, o 'Música e Patrimônio', o 'Choro na Praça', entre outros. Eram realizadas por mês entre 50 e 60 atividades gratuitas nas ruas, praças e centros culturais de Niterói.

Outra ação do 'Cultura para Todos' eram as Oficinas Culturais, todas gratuitas. Em 2006 havia 19 oficinas, em 2007 eram 34 e em 2008 somavam 45. O público inicial de 380 pessoas atendidas diretamente saltou para 990. As oficinas eram muito distintas atendendo a um público também diverso: dança para idoso, violão, artes plásticas, teatro etc. A SMC/FAN pagava o professor e o material necessário e as atividades aconteciam em espaços da cidade já consolidados, tais como associação e moradores, igrejas, centros espíritas, pontos de cultura, escolas, entre outros.

Novamente a convite de Marcos Gomes, voltou em 2017 à secretaria de Cultura de Niterói e em 2019 assumiu um cargo na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Dois anos depois tomou posse na diretoria-geral da 'Amigos da Arte'(APAA), organização social gestora do programa 'Juntos Pela Cultura', do governo do estado de São Paulo.


Tags:






Publicado em 23/08/2022

Orígenes
Rafael Vicente
Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Emanuel Monjardim
Thereza Brunet
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Cândida Boechat
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...