Fundada em 1999, em Niterói, Abaixo de Zero foi uma banda independente de indie rock, formada inicialmente pelos amigos Vinícius Terra (guitarra), Guilherme Mattoso (vocal e baixo), Cadé Marino (vocal e guitarra) e Leonardo Spinardi (bateria), mas também passaram pelo grupo, D'Angelo Coelho (guitarra), Paulo Pontes (teclado e guitarra), e Cadu Cavalieri (teclado).

O grupo surgiu a partir da ideia de criar músicas recheadas de peso e melodia, muito influenciadas pela temática e sonoridade dos anos 80. Suas produções são influenciadas pela era pós-punk representada por bandas como The Smiths, R.E.M. e The Cure, além de ter ligação direta com o britpop dos grupos Ash e Blur, referências estas que demonstram bem os caminhos que a banda buscou em sua origem.

Abaixo de Zero começou sua carreira com o lançamento do EP "Passaporte" (1999), seguida pela gravação, em 2001, de seu segundo EP, "Mas para onde foi o mal?". No mesmo ano, a banda começou a aparecer na mídia alternativa e especializada, nas revistas "Rock Presss" e a "International Magazine", entre outras. Em 2003, lança o EP "Poeira Estelar", que deixa mais de lado a influência dos anos oitenta que motivou a criação da banda. A retomada às raízes se dá com "Me enveneno de azul", lançado em 2006 e gravado num estúdio em Santa Teresa.

Nos shows, eles perfomavam músicas autorais, e, eventualmente, um cover, em homenagem às referências da banda. Inicialmente, a banda fazia shows em Niterói, mas pela falta de uma cena minimamente consolidada, migrou para os palcos do Rio de Janeiro, onde havia uma espécie de circuito, palcos por onde todas as bandas do gênero acabavam passando, e em determinado momento, chegando a ser considerada uma das bandas mais atuantes do circuito independente carioca. Porém, eles almejavam coisas maiores, e até então, o mais longe que eles haviam ido, tinha sido à Magé, interior do Rio de Janeiro. Eles persistiram no objetivo de crescer a banda, buscando ganhar mais visibilidade e tocar em palcos maiores, e até mesmo em outras cidades.

Com o passar do tempo, a banda chegou a se apresentar em importantes palcos cariocas, como a Casa da Matriz, Melt, Ballroom, Teatro Odisséia e Bunker, por exemplo. Posteriormente, eles viriam a alcançar um antigo objetivo, de tocar fora do estado, a banda esteve presente em festivais como Projeto Sintonia, BdeBanda, Rock Me e Laboratório Pop, além de promover shows em São Paulo (Funhouse, Outs, Matrix Bar e Tom Brasil) e Minas Gerais (Café Muzik e Bar Cultural). Em 2002, a banda foi indicada como revelação na revista eletrônica "Modular Megazine".








Publicado em 26/10/2022

Antonio Parreiras (1860-1937) Leia mais ...
Pinto Bandeira (1863-1896) Leia mais ...
Ítalo Campofiorito (1933-2020) Leia mais ...
Anna Letycia Quadros (1929-2018) Leia mais ...
Aldo de Paula Fonseca Leia mais ...
Carlos Ruas História
K. Lixto (1877-1957) ENCERRADA
João Caetano dos Santos Leia mais ...
Leopoldo Fróes (1882-1932) Leia mais ...