Glauco Murgel nasceu em Niterói, no ano de 1954. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Silva e Souza, Rio de Janeiro, 1981. Integrou o Curso Profissionalizante em Arquitetura, no Colégio São Vicente de Paulo, em Niterói, 1974. Estudou Instalações Prediais, na empresa Brasilit, 1977, e Coberturas, na empresa Eternit, 1978, ambas no Rio de Janeiro. Cursou Paisagismo, com Roberto Burle Marx, na Fundação de Guaratiba, Rio de Janeiro, 1993.

Chegou a dirigir o Departamento de Parque e Jardins da EMUSA, na Prefeitura Municipal de Niterói, que passou a integrar desde 1977. Enquanto estava exercendo o cargo, atuou em projetos de retirada de algas malignas que causavam a mortandade dos peixes na Lagoa de Piratininga e na introdução de plantas aquáticas em canais, a fim de minimizar a chegada de materiais tóxicos às lagoas da Região Oceânica de Niterói.

"[...] Hoje, vários canteiros espalhados pela cidade levam a beleza do verde a locais onde antes só se viam carros, fumaça e muita poeira. Disso todo o mundo já sabe, mas o que muita gente ainda desconhece é que toda essa beleza vem de um espaço da própria prefeitura: o Horto Municipal de Itaipu, onde são produzidas mensalmente cerca de 20 mil mudas de plantas arbóreas ou ornamentais, para alegrar as ruas da cidade [...]" ELAINE DUIM







Publicado em 0000-00-00
Museu Antônio Parreiras