Leonardo Loredo nasceu a 26 de março de 1972, no Rio de Janeiro. Obteve a Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Música, no Instituto Villa-Lobos da Universidade do Rio de Janeiro - Unirio, 1995.

Estudou Alaúde Medieval com Marco Horvat e Canto com Jasmin Martorell, no Centro de Música Medieval de Paris, 1997. Estagiou nas classes de alaúde de Claire Antonini, no Conservatório Superior de Paris, 1997, e de Eugène Ferré, no Conselho Nacional Superior de Música de Lyon, França, 1997.

Realizou diversos recitais de música medieval, renascentista e barroca, concertos didáticos, além de ter ministrado aulas de teoria e leitura musical. Também chegou a ser responsável pela regência do coral infantil e pelo preparo vocal dos corais juvenil e infantil do Centro Educacional de Niterói (CEN).

Entre os grupos dos quais fez parte, destacam-se o “Longa Florata”, com Lenora Pinto Mendes, Márcio Paes Selles e Sônia Leal Wegenast; “Conjunto Atempo”, com Elizeth Bernabé e Pedro Novaes, desde 1992; “Século”, com Pedro Novaes e Tomás Guisasola, desde 1995; “Conjunto de Música Antiga da UFF”, com Lenora Pinto Mendes, Márcio Paes Selles, Leandro Mendes, Virgínia Vander Linden e Peri Santoro, 1997, e “Anônimus”, de 1990 a 1995.

Gravou os álbuns “Coral do CEN” e “Ex-cêntrico”, pela Niterói Discos, 1992; “Anônimus”, pela Niterói Discos, 1993; e “Cânticos de amor e louvor”, com o “Conjunto de Música Antiga da UFF”, selo independente, 1996. Apresentou-se em algumas cidades do exterior, tais como Paris e Montevidéu.






Publicado em 05/11/2013
Museu Antônio Parreiras