Gragoatá é uma banda niteroiense que surgiu em 2014, apresentando vídeos com músicas autorais. O grupo é composto por Rebeca Sauwen (vocal), Renato Côrtes (vocal/ violão) e Fanner Horta, e recebeu o nome de um bairro da cidade de Niterói, que teve inspiração em uma planta nativa da região.

A música de maior sucesso do grupo é “Passarinho”, música de Renato Côrtes interpretada por Rebeca Sauwen. Em junho de 2014, o grupo gravou um clipe para a canção, que foi disponibilizado no YouTube no dia 02 de julho de 2014, através do canal da produtora Útero Ruídos, e chegou a contar com mais de 500 mil acessos.

Realizaram sua primeira apresentação em grupo no dia 30 de maio de 2015, no evento Catarse Cultural realizado no Espaço ECO (Espaço Cultural Oceânico), em Niterói. Depois disso, realizaram shows em diversos locais do eixo Rio de Janeiro-Niterói, como Armazém Cultural São Joaquim e Instituto Véras (RJ), Centro de Artes UFF, Teatro Municipal de Niterói, Granel Armazém e Botequim (Niterói), entre outros.

No início de 2015, através de financiamento coletivo, decidiram fazer um álbum com canções autorais e dedicaram seu tempo exclusivamente a preparar canções, arranjá-las e gravá-las. Durante a fase de gravação do disco, a vocalista Rebeca Sauwen participou no programa The Voice Brasil, o que acabou chamando atenção para seu talento e consequentemente para a banda.






Publicado em 0000-00-00
Museu Antônio Parreiras