Nascido no Rio de Janeiro, em 1945, Adyr Motta Filho graduou-se em Arquitetura, na Universidade Federal Fluminense – UFF – Niterói, 1977. Concluiu pós-graduação em Planejamento Urbano, pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, 1987.

Trabalhou como músico profissional em vários países da Europa no período entre 1981 e 1985. Executou a função de auxiliar de ensino, no Parque Nacional do Xingu, junto à Fundação Nacional do Índio – FUNAI em 1980.

Entre os anos de 1989 e 1992, foi vereador e presidiu da Comissão de Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Niterói, onde foi elaborado o Plano Diretor da cidade de Niterói. Foi, ainda, Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, implantando a Secretaria Regional, onde elaborou e detalhou o Plano Diretor de Niterói, 1993 a 1996.

Como Secretário de Urbanismo, implantou o Plano Urbanístico Regional - PUR das Praias da Baía, criou o Conselho Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, implantou a Lei do Uso e Ocupação do Solo e a Lei das Vilas, além de ações como o reflorestamento da Serrinha e a implantação das florestas urbanas sob os viadutos da Ponte Rio-Niterói.

Chegou a integrar a Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento - EMUSA, Niterói, além de ter assumido o cargo de Secretário Regional de Icaraí.






Publicado em 0000-00-00
Museu Antônio Parreiras