Integrar a municipalidade e a Universidede, com o objetivo único de difundir a cultura, tornando-a um meio de promoção da criatura humana como um todo, é o objetivo da Professora Lecyr Miranda de Paiva Lessa, confessado nas palavras proferidas em sua posse, ontem, sexta-feira, 19 de dezembro de 1975, como presidente do Instituto Niteroiense de Desenvolvimento Cultural (INDC).
Professora e ex-diretora do Departamento de Difusão Cultural (DDC) da Universidade Federal Fluminense, Lecyr Lessa vem de uma carreira inteiramente dedicada à cultura e ao ensino. Substituindo o professor e autor Lyad de Almeida como presidente do Instituto, ela pretende impulsionar plano, dentro do qual o apoio ao autor jovem será prioritário.
Hora de emoção
A solenidade, iniciada às 14h na Prefeitura de Niterói, teve a assinatura do Termo de Posse pela Prefeito Ronaldo Fabrício e pela nova dirigente, que declarou que aceitara o convite do Prefeito de Niterói para a presidência daquele órgão com a intenção de "associar a administração municipal ao esforços do DDC, onde nunca deixou de receber incentivo e ajuda", e afirmou:
"Nesta hora de grande emoção, vinda de um longo exercício do magistério, devo agradecer à UFF por ter me permitido oferecer minha dedicação naquele setor da Universidade". A seguir, acrescentou que confiava em poder levar a bom termo a tarefa naquele instante iniciada, para a qual necessitava de todo o apoio de órgãos oficiais e da iniciativa privada.
"A UFF é uma das instituições oficias que mais apoio tem prestado às causas comunitárias. Dos cursos e atividades culturais às realizações no campo artístico, procuramos traçar uma trajetória definida, que consubstancia nosso desiderato de produzir uma obra que vá ao encontro aos propósitos de todos aqueles que nos honram com seu convite", acentuou.
Para a Professora Lecyr Lessa, é importante distribuir as atenções de maneira a que nenhum setor fique desassistido, procurando abrigar as atividades humanas em todos os setores do conhecimento. Para isso, afirmou, conta com a assessoria de dois elementos que trouxe do DDC, Ronaldo de Mendonça, diretor de atividades teatrais do órgão, e Alfredo Dolcino Motta.
Falando a seguir, o Reitor Geraldo Sebastião Tavares Cardoso parabenizou Lyad de Almeida por seu trabalho no INDC, afirmando, após, que conhece a Professora Lecyr Lessa desde os bancos da antiga Faculdade de Filosofia: "sempre que alguém assume uma função pública, costumo dizer que não merece parabéns enquanto não mostre o trabalho que é capaz de fazer. Abro, porém, uma exceção para a Professora Lecyr Lessa, pois não tenho a menor dúvida de sua capacidade de realização e discernimento, haja vista seu trabalho no Liceu Nilo Peçanha, como professora, no Colégio Universitário e no DDC, que praticamente não existia, e que hoje é uma realidade.
Destacando o trabalho de Lyad de Almeida à frente do INDC, o Prefeito Ronaldo Fabrício citou o Curso de Teatro e a edição de livros e revistas como suas principais realizações, e acentuando que é de seu maior interesse integrar o jovem na comunidade, através do Projeto Arariboia, onde ele poderá atuar nos setores da educação e da saúde.
"Acredito que os hábitos de uma população podem ser mudados, dependendo da forma como são conduzidos. Acompanho Lecyr desde 1972, em seu trabalho na Universidade; seus esforços provaram que os hábitos de uma população podem ser conduzidos e até mesmo modificados. Acredito que na direção do INDC muito poderá fazer em benefício da Cultura em Niterói", concluiu.
Transcrito de O Fluminense, 20 de dezembro de 1975.
Pesquisa e edição: Alexandre Porto
Tags: