Com sete dias de Workshows interativos, o festival pretende se consolidar no calendário cultural da cidade e inserir Niterói no circuito nacional de música instrumental.

Fabiano Segalote e Maico Lopes; Marcelo Martins e Jessé Sadoc; Carlos Malta; e a Orquestra Atlântica serão os responsáveis pelos Workshows do sábado, 14, em homenagem aos instrumentos de sopro. De metais ou madeira, têm pelo menos 40 mil anos de existência, sendo encontrados em praticamente todas culturas e em todos os continentes.

A dinâmica do evento, que tem produção executiva de Fábio Lessa, é a da interação do público com o artista, que vai, além de realizar uma apresentação musical, falar detalhes sobre sua trajetória profissional e sua história com a percussão, instrumento que escolheu para desenvolver sua carreira; sempre com a participação dinâmica da plateia.


Agende aqui a retirada dos ingressos, disponíveis no dia e local escolhido, a partir das 13h

Workshow com Fabiano Segalote e Maico Lopes

O trombonista Fabiano Segalote e o trompetista Maico Lopes se encontram no palco do MusiFest. O niteroiense Fabiano Segalote, trombonista, compositor, arranjador, produtor musical e professor de música, iniciou seus estudos na banda do colégio São Vicente de Paula, se formou em trombone pela UFRJ e fez sua pós-graduação pela Universidade Cândido Mendes. Transita entre a música popular e erudita, e já se apresentou nas principais Orquestras Sinfônicas, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, entre outras. Foi vencedor por 2 vezes do prêmio de solistas da Orquestra Sinfônica da UFRJ.

O trompetista niteroiense Maico Lopes iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade, com seu pai Luiz Carlos Lopes e com o trombonista Hilton Gomes, ambos músicos da extinta “Banda Portuguesa”. Posteriormente, ingressou na Banda de Música do Colégio Salesiano Santa Rosa, sob orientação do Maestro Affonso Gonçalves Reis. Com uma carreira bastante eclética, suas performances incluem desde música de câmara contemporânea a formações orquestrais, passando por diversos gêneros da música brasileira popular. Sua experiência com a música popular incluiu performances como trompetista e arranjador em gravações e shows ao vivo com artistas renomados da MPB como Marisa Monte, Baby do Brasil, Bibi Ferreira, Guinga, Jorge Vercillo e outros, além de montagens brasileiras de musicais da Broadway e espetáculos teatrais.

Workshow com Marcelo Martins e Jessé Sadoc

Com um show de Jazz Brasileiro, Samba Jazz, músicas autorais e standards da música brasileira, Marcelo Martins e Jessé Sadoc apresentam o Projeto Martins/Sadoc. O niteroiense Marcelo Martins iniciou sua carreira ainda na infância na Orquestra La Salle. Estudou com renomados músicos do cenário carioca e já trabalhou com artistas como Djavan, Ivan Lins, João Bosco, entre outros. Co-fundador da Orquestra Atlântica, Marcelo lançou em 2013 seu CD solo "Do Outro Lado" (selo Niterói Discos), eleito pelo crítico Carlos Calado como um entre os 10 melhores CDs do ano.

O carioca Jessé Sadoc é graduado em trompete pela UFRJ e solista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Jessé já atuou ao lado de grandes nomes da MPB como Djavan, Marcos Valle, João Bosco e muitos outros. Lançou seu CD solo O Som de Casa, em 2016, e é também Co-fundador da Orquestra Atlântica junto com Martins. Os músicos preparam um encontro com uma fusão de criatividade, talento e paixão.

Workshow com Carlos Malta

Conhecido como "Escultor do Vento", o carioca Carlos Malta é saxofonista, flautista, arranjador, compositor e educador. Um mestre dos sopros que domina toda a família de saxofones e flautas, o clarinete baixo, bem como instrumentos étnicos como o pife brasileiro, o shakuhachi japonês e a di-zi de origem chinesa. Possui um estilo totalmente original e marcante. Seu trabalho ressalta pluralidade e traz um sotaque brasileiro único, presente em toda a sua obra. Em plena atividade, em distintas formações e projetos, há quarenta anos Carlos Malta vem esculpindo seus múltiplos timbres pelo mundo todo, traduzindo através de seu sopro a alma da música do Brasil. Carlos Malta iniciou sua trajetória profissional em 1978, acompanhando Johnny Alf, Antonio Carlos & Jocafi e Maria Creuza, entre outros. Fez parte como solista de instrumentos no grupo de Hermeto Pascoal e participou de shows e gravações de artistas como Edu Lobo, Aldir Blanc, Ivan Lins, Lenine, Caetano Veloso, Paralamas do Sucesso, Paulinho Moska, Guinga, Rosa Passos, Gal Costa, entre outros. Malta criou os grupos de música instrumental brasileira Coreto Urbano e o Pife Muderno, que completa 30 anos em 2024.

Workshow com Orquestra Atlântica

Foi a vontade de recriar a sonoridade das tradicionais orquestras do Rio de Janeiro, com um toque contemporâneo, e de preencher uma lacuna deixada por elas, que surgiu a Orquestra Atlântica. Criada por grandes músicos e amigos, a Orquestra Atlântica traz de volta a sonoridade das tradicionais Big Bands. Com repertório de música brasileira executada de forma tradicional e ao mesmo tempo com um toque moderno e estilo bem peculiar de um grupo que possui uma seção rítmica e de sopros que se assemelha a uma big band, a "Orquestra Atlântica" veio resgatar em seus álbuns o som das grandes orquestras do Rio. A Orquestra Atlântica é formada por onze músicos que se destacam no cenário musical carioca: Marcelo Martins - Sax Tenor e Flauta; Danilo Sinna - Sax Alto e Flauta; Levi Chaves - Sax Barítono, Clarineta e Clarone; Jessé Sadoc - Trompete e Flügelhorn; Gesiel Nascimento - Trompete e Flügelhorn; Aldivas Ayres - Trombone; Wanderson Cunha - Trombone; Marcos Nimrichter - Piano; Jorge Helder – Baixo; Williams Mello - Bateria; e Dadá Costa – Percussão. A produção musical e arranjos levam a assinatura dos integrantes da Orquestra Marcelo Martins, Jessé Sadoc e Danilo Sinna. No repertório, música brasileira com arranjos originais, passando por todas as tendências, incluindo, Bossa Nova, Samba Jazz, Standards da MPB e temas autorais.


Serviço

Niterói MusiFest Instrumental Arthur Maia
Workshows em tributo aos instrumentos de sopro

Fabiano Segalote e Maico Lopes
Marcelo Martins e Jessé Sadoc
Carlos Malta
Orquestra Atlântica

Data: Sábado, 14 de setembro de 2024
Horário: 14h às 20h
Entrada Gratuita
Agende aqui a retirada dos ingressos
Classificação indicativa: Livre

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
End: Avenida Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos - Niterói
Capacidade: 491 lugares


Tags:






Publicado em 26/08/2024

No palco do MusiFest, Workshows com o melhor da Bateria Terça-feira, 10 de setembro
Em homenagem a Arthur Maia, Niterói retoma o MusiFest De 09 a 15 de setembro
Tributo à Percussão abre o Niterói MusiFest Instrumental Arthur Maia Segunda-feira, 09 de setembro
O milenar Violão é o destaque do MusiFest, na quarta-feira Quarta-feira, 11 de setembro
Na quinta-feira, o MusiFest homenageia a Guitarra Quinta-feira, 12 de setembro
Piano e Teclado ganham tributo no Niterói MusiFest Instrumental Sexta-feira, 13 de setembro
Os instrumentos de Sopro serão destaque do sábado no Niterói MusiFest Sábado, 14 de setembro
Niterói MusiFest encerra no domingo em tributo ao Contrabaixo e a Arthur Maia Domingo, 15 de setembro
Arthur Maia: Vai rolar a festa ..., o Musifest Leia mais ...