Quem passa pela Rua Maestro Felício Toledo, quase em frente ao Conservatório de Música de Niterói, vê uma casa antiga, de dois andares, em estilo eclético romântico e em péssimo estado de conservação, cercada por tapumes. O imóvel, que por décadas têm servido de abrigo para moradores de rua e de depósito para camelôes, é constante motivo de reclamações do comércio local.

É a Casa Norival de Freitas, ou Solar Notre Rêve, construída em 1921 e que foi residência da família Norival de Freitas, até 1976. Desapropriada em 1979, foi tombada pelo Inepac em 1983, e no ano seguinte sofreu um incêndio, que causou danos significativos no teto e em vários cômodos do segundo andar.

Embora esteja listada como centro cultural da cidade, só foi usada para este fim - abrigou uma biblioteca e sala de exposições - por alguns poucos anos, na virada dos anos 1980 e 90, após algumas obras de restauro, que se limitaram ao primeiro andar e algumas salas no segundo.

Agora a Casa voltou a ser responsabilidade da Fundação de Arte de Niterói, que pretende restaurá-la com o objetivo de abrigar um espaço cultural multiuso, a Escola de Música Arthur Maia, além de servir de sede para o Programa Aprendiz Música na Escola. O Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (Depac-FAN) está nesse momento elaborando o projeto executivo, que deverá ser apresentado até junho deste ano.

A revitalização do Solar é promessa antiga, feita por vários prefeitos nas últimas décadas. Seu interior era decorado com pinturas, revestimentos importados, caixilhas de vidros coloridos e ainda azulejaria e serralheria 'art novau'. A escada de acesso e estrutura das varandas são de ferro fundido. Sobre a sacada, encontra-se a inscrição "Notre Rêve" (Nosso Sonho).

Homenagem – Carioca que adotou Niterói ainda na adolescência, Arthur Maia faleceu em dezembro de 2018, aos 56 anos, após sofrer uma parada cardíaca. Conhecido por ter sido baixista do cantor Gilberto Gil, acompanhou ainda, ao vivo, artistas como Ivan Lins, Luiz Melodia, Gal Costa, Lulu Santos, Jorge Benjor, Djavan e Ney Matogrosso. Em 2013, a convite do prefeito Rodrigo Neves, assumiu a Secretaria Municipal de Cultura, cargo que ocupou até o final de 2016.

Decreto

O Decreto Nº 13154/2019, assinado pelo prefeito em exercício, Paulo Bagueira, foi publicado em 10 de janeiro de 2019.



    Considerando a necessidade de implantação de uma escola de música, objetivando ampliar o acesso e a inclusão principalmente de crianças e jovens. Considerando que a finalidade a ser alcançada inclui-se na competência da Fundação de Arte de Niterói - FAN, decreta:

    Art. 1º Passa a ser subordinada e vinculada à Fundação de Arte de Niterói - FAN, o prédio denominado "Casa Norival de Freitas", situado a Rua Maestro Felício Toledo nº 474, anteriormente subordinado à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e vinculado à Fundação Municipal de Educação, o qual abrigará a Escola de Música de Niterói.

    Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

    Prefeitura Municipal de Niterói, em 09 de janeiro de 2019.

    Paulo Roberto Mattos Bagueira Leal
    Prefeito em Exercício


Tags:






Publicado em 11/01/2019

INEPAC tomba dois imóveis históricos em Niterói Leia mais ...
Decreto abre caminho para Espaço Cultural na Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Incêndio destrói Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Casa de Niterói que ia ser centro cultural é cedida à Federação de Vereadores Leia mais ...
Casa Norival de Freitas recebeu, do mestre Parreiras, 18 croquis inéditos Leia mais ...
Restauro da Casa Norival de Freitas - Solar Notre Rêve Leia mais ...
Velho casarão vai abrigar a Cultura de Niterói Leia mais ...
Restauração da Casa Norival de Freitas revela tesouros Leia mais ...