As tão aguardadas obras de restauro da Casa Norival de Freitas finalmente estão virando realidade. No dia 5 de junho de 2019, o presidente da Fundação de Arte de Niterói, André Diniz, recebeu das mãos da diretora do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (Depac-FAN), Fernanda Couto, o Projeto Básico de restauro da futura Casa de Cultura, que abrigará um espaço cultural multiuso, a Escola de Música Arthur Maia, além de servir de sede para o Programa Aprendiz Música na Escola.

Ao lado do secretário das Culturas Victor De Wolf e da Diretora de Território, Roberta Martins, o presidente da FAN agradeceu, em nome do arquiteto Rafael Agnes, a equipe da Fernanda Couto pela rapidez e compromisso com a cidade. "Em agosto entregamos o projeto executivo para dar andamento ao ambicioso projeto", completou Diniz.

A revitalização do Solar é promessa antiga, feita por vários prefeitos nas últimas décadas. Seu interior era decorado com pinturas, revestimentos importados, caixilhas de vidros coloridos e ainda azulejaria e serralheria 'art novau'. A escada de acesso e estrutura das varandas são de ferro fundido. Sobre a sacada, encontra-se a inscrição "Notre Rêve" (Nosso Sonho).

A casa, construída em 1921 e que foi residência da família Norival de Freitas, até 1976, foi desapropriada em 1979. Tombada pelo Inepac em 1983, no ano seguinte sofreu um incêndio, que causou danos significativos no teto e em vários cômodos do segundo andar.

Embora esteja listada como centro cultural da cidade, só foi usada para este fim - abrigou uma biblioteca e sala de exposições - por alguns poucos anos, na virada dos anos 1980 e 90, após algumas obras de restauro, que se limitaram ao primeiro andar e algumas salas no segundo.


Na imagem, Roberta Martins, Rafael Agnes, Fernanda Couto, André Diniz e Victor de Wolf.



Tags:






Publicado em 06/05/2019

INEPAC tomba dois imóveis históricos em Niterói Leia mais ...
Decreto abre caminho para Espaço Cultural na Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Incêndio destrói Casa Norival de Freitas Leia mais ...
Casa de Niterói que ia ser centro cultural é cedida à Federação de Vereadores Leia mais ...
Casa Norival de Freitas recebeu, do mestre Parreiras, 18 croquis inéditos Leia mais ...
Restauro da Casa Norival de Freitas - Solar Notre Rêve Leia mais ...
Velho casarão vai abrigar a Cultura de Niterói Leia mais ...
Restauração da Casa Norival de Freitas revela tesouros Leia mais ...