Em prosseguimento à sua programação, a Fundação de Atividades Culturais de Niterói reintegra na vida cultural do Município o Museu da Cidade (localizado na antiga Câmara de Vereadores), no Jardim São João, com um Seminário de Cultura, entre 21 e 30 deste mês, que constará de palestras sobre teatro, música, literatura, artes plásticas, cinema e folclore. No período de 25 a 27 de novembro de 1977, o Museu da Cidade abrigará ainda o Encontro de Escritores Jovens, que faz parte do Projeto Literatura Viva, iniciado no mês de julho.

Do Seminário de Cultura participarão, entre outros, como conferencistas, Emanoel de Bragança, Albino Pinheiro. Domício Proença Filho, Quirino Campofiorito, Nelson Pereira dos Santos e Vera de Vives. O Encontro de Escritores Jovens tem por objetivo incentivar um intercâmbio entre os criadores literários do Grande Rio, ouvindo-se depoimentos de vários poetas e prosadores, inclusive alguns de outros Estados.

Para participar do encontro, que contará com a apresentação e leitura de textos, seguido de debates com o público, os escritores deverão encaminhar-se à sede da FAC, à Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, onde preencherão as propostas informando uma opção de participar do Encontro como debatedores ou como ouvintes. Até o próximo dia 18, a FAC receberá as propostas que deverão ter anexa uma súmula dos trabalhos a serem apresentados, a fim de incluir na programação e definir honorários para sua apresentação.

O Centro Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento, continua recebendo grande público para as exposições de artes plásticas e debates de obras de escritores niteroienses e de outros Estados, que vem sendo realizados ali desde o mês de julho. O Centro reabriu oficialmente com a exposição da jovem artistas Soraya Altenburg Odebrecht, nos dias 16 e 17 de julho.

Sua maior atração de público foi para a exposição da artista plástica Deró, cujas obras foram vistas por 950 pessoas.

Para ver o trabalho de Hilda Campofiorito, o Centro recebeu 783 pessoas; para os de Judith, 703. Em seguida foram expostos trabalhos de Verônica Acceta, que na 1ª semana recebeu 474 pessoas, e Julius Gorke, terminada recentemente. Dando continuidade à sua programação, a Fundação de Atividades Culturais de Niterói apresentará, no Centro Paschoal Carlos Magno, entre 18 de novembro e 4 de dezembro próximo, uma Exposição Coletiva, com obras dos pintores Quirino Campofiorito, Julius Gerke, Hilda Campofiorito, Miguel Coelho, José Nolasco, Lair Jacinto, Hélio Juliano, Gavazzoni, Teresa Brunet, Humberto Medeiros, Zaluar e Deró. A mostra será inaugurada às 20 horas do dia 18, com coquetel, ficando aberta ao público diariamente das 16 às 21 horas.

Quanto à programação literária, o Centro Paschoal Carlos Magno será sede, também, de lançamentos de livros e debates sobre literatura, em continuidade do movimento Recontar, que vem reunindo artistas e críticos da cidade desde sua inauguração, em julho último, com uma participação público considerada excelente. Na sua segunda fase, o movimento Recontar possui duas programações. No dia 10 de dezembro, às 20 horas, discussão sobre o livro "Falo", de Paulo Augusto, com trabalhos coordenados pela crítica literária Marisa Timpoli. No dia 17 de dezembro, o livro a ser debatido será "Bola de Gude", de Leir Morais, também a partir das 20 horas.

Com informações de O Fluminense, 6 de novembro de 1977
Pesquisa e Edição, Alexandre Porto


Tags:






Publicado em 23/09/2021

I Torneio de Batalhas de MC's de Niterói De 15 de junho a 13 de julho
Milton Nascimento relembra sucessos para 20 mil pessoas em Niterói
Niterói inaugura, no antigo Paço Municipal, o Museu da Cidade ENCERRADA
Fundação de Arte de Niterói lança canal de atendimento aos artistas Leia mais ...
Memória: INDC inaugura sua nova sede no Ingá Leia mais ...
Memória: Arquivo foi assunto de seminário promovido pelo INDC Leia mais ...
Memória: Niterói lança 4ª edição do Musifest De 24 a 28 de março de 2008