A quarta edição do Niterói Musifest começa dia 24 de março com grandes atrações

Se, como diz o ditado popular "quem canta seus males espanta", então, quem faz e ensina música, tem sua vida prolongada. Depois do grande sucesso das edições anteriores, chega a Niterói a IV edição do Musifest Instrumental, que acontece entre os dias 24 e 30 de março de 2008. Durante todo o evento, haverá diversos shows, com músicos consagrados do cenário instrumental, e ainda, oficinas incentivando a música na vida da população.

Entre as principais atrações estão Marcel Powell, Léo Gandelmann, Chico Batera, Guinga, Nivaldo Ornelas, Silvério Pontes, Alex Malheiros, Fátima Regina, Mauro Costa Jr. e o grupo Arranco de Varsóvia.

No 4º Niterói Musifest, haverá cinco apresentações que acontecerão no Theatro Municipal de Niterói e no Campo de São Bento. As aulas serão ministradas por músicos como Kiko Continentino, Fernando Caneca, Ney Conceição, Paschoal Meirelles e André Neiva.

Com direção geral do baixista Arthur Maia, o Niterói Musifest tem como objetivo propagar a música instrumental, ampliando os horizontes dos músicos da cidade. Para Arthur, o maior motivo para a criação do Musifest foi a falta de novas bandas instrumentais da cidade, e com isso, ele quer propagar essa idéia entre os jovens e adolescentes de Niterói.

"Quando eu era adolescente, via várias bandas e grupos niteroienses e hoje existem pouquíssimas, e sinto muita falta disso. Por isso, procuro com o Musifest incentivar ainda mais essa juventude e deixá-la preparada para entrar mais rápido no cenário musical, não só da cidade, como do estado e até do País", diz.

Programação

A abertura dos shows fica por conta do baixista Alex Malheiros, que receberá em grande estilo o saxofonista Nivaldo Ornelas, no dia 26, no palco do Theatro Municipal de Niterói, às 20h, para fazer um duo de primeira. No dia 27 será a vez do baterista e percussionista Chico Batera, acompanhado do seu trio, e que vai contar ainda com a participação especial do compositor e violonista Guinga, também no Municipal, às 20h. O Musifest segue com a apresentação de Charles da Costa (violão), Netinho Albuquerque (pandeiro) e Alessandro Cardozo (cavaco), que recebem o violinista Nikolas Krassik e o trompetista Silvério Pontes, às 20h, no Municipal.

No dia 29, o Campo de São Bento será palco para a Banda Swing Mania, a cantora Fátima Regina, o gaitista José Stanek, o pianista e tecladista Ricardo Leão, e o grupo Sardinha's Club, que, a partir das 17h farão um show que promete empolgar o público. O encerramento do evento, no dia 30, ficará a cargo de Marcel Powell e seu trio, num show em homenagem a Baden Powell.

A apresentação, que começa às 18h, no Campo de São Bento, contará ainda com o saxofonista Léo Gandelmann, o violonista Mauro Costa Jr. e o grupo Arranco de Varsóvia, que se depender da vontade de sua vocalista, Cacala Carvalho, o show será o um sucesso. "A expectativa é a melhor possível. O local é muito agradável. Será uma boa oportunidade para o público niteroiense conhecer um pouco mais sobre a nossa banda, já que somos mais rodados no Rio", conta Cacala que, apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, vive há muitos anos Niterói e possui fortes laços com a cidade. "Eu tenho muitos amigos aqui. Meu marido é niteroiense, e meus filhos nasceram em Niterói também. Sempre fui bem ligada à cidade. Será uma honra poder cantar para os niteroienses", conclui.

Oficinas promovem intercâmbio com novatos

Contando com grandes nomes da música instrumental do Brasil, a experiência de unir a nova e a antiga geração tem tudo para dar certo. A quarta edição do Musifest Niterói traz para a cidade oficinas ministradas por Xande Figueiredo (bateria); Pascoal Meirelles (bateria); Kiko Continentino (piano); David Feldman (piano); Ney Conceição (baixo); André Neiva (baixo); João Castilho (guitarra/violão); Fernando Caneca (guitarra/violão); Nivaldo Ornelas (sax); Eduardo Neves (sax); Fátima Regina (voz); e Chico Batera (percussão), que já acompanhou nomes como Tom Jobim, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e The Doors.

"Temos grandes nomes na cidade e a ideia das oficinas ajuda no projeto de formar um novo público e mostrar que os primeiros exemplos vêm de casa", analisa Arthur Maia.

Para participar das oficinas, que têm início amanhã, os interessados, além de preencherem a ficha de inscrição e pagarem uma taxa de R$ 20, precisarão esperar um pouco. Afinal, para garantir uma das 30 vagas oferecidas, os alunos foram submetidos a uma seleção feita por profissionais, que usaram como critério a experiência musical do inscrito.

Em três horas de aula, as experiências dos professores serão passadas para os alunos, levando um pouco do conhecimento adquirido para colaborar na formação de novos músicos e de um novo público também.

"Os cursos já estão lotados, a intenção é fazer um treinamento desses alunos para valorizar mais o cenário musical da cidade", aponta Arthur. Os cursos serão ministrados no prédio do Centro Educacional de Niterói, na Amaral Peixoto, 836, das 15h às 17h.

Cerca de 800 alunos já passaram pelas oficinas, workshops e palestras voltados à teoria e à prática musicais. Os estudantes serão orientados por um time de peso, composto por nomes como Robertinho Silva, Márcio Bahia, Márcio Montarroyos, Carlos Malta e Paulo Calazans.

Receita para um histórico de sucesso

O Niterói Musifest Instrumental acontece desde 2004. Cerca de 800 alunos já passaram pelas oficinas, workshops e palestras voltados à teoria e à prática musical, orientados por um time de peso, composto por nomes como Robertinho Silva, Chico Batera, Márcio Bahia, Márcio Montarroyos, Carlos Malta e Paulo Calazans.

Na área de shows, presenças marcantes de Hermeto Paschoal, Ed Mota, Pepeu Gomes, Hamilton de Holanda e Eva Purim, que encantaram mais de 10 mil pessoas nas edições passadas do festival. Esse sucesso das últimas edições anima por um lado, mas, por outro, traz mais responsabilidade para seus organizadores.

"Depois de três ótimas edições, a gente não pode deixar o nível cair. Temos uma responsabilidade a mais para este ano, que é de ser tão bom quanto os outros anos ou, quem sabe, poder ser ainda um pouco melhor", conta entusiasmado o músico Arthur Maia, que além de ser o diretor geral do evento, já se apresentou nas outras edições.


Programação de shows

Quarta-feira, dia 26, às 20h
Alex Malheiros convida Nivaldo Ornelas
Theatro Municipal de Niterói

Quinta-feira, dia 27, às 20h
Chico Batera e Trio o convidado Guinga
Theatro Municipal de Niterói

Sexta-feira, dia 28, às 20h
Charles da Costa, Netinho Albuquerque e Alessandro Cardozo convidam Nicolas Krassik e Silvério Pontes.
Theatro Municipal de Niterói

Sábado, dia 29, 18h
Swing Mania, Fátima Regina, José Staneck, Ricardo Leão e Sardinha's Club
Campo de São Bento.

Domingo, dia 30, às 18h
Mauro Costa Jr., Leo Gandelmann, Arranco de Varsóvia, Marcel Powell e TrioH omenagem a Baden Powell
Campo de São Bento


Tags:






Publicado em 10/05/2024

São Francisco recebe muito rock neste final de semana Sábado, 28 de dezembro
Milton Nascimento relembra sucessos para 20 mil pessoas em Niterói
Niterói inaugura, no antigo Paço Municipal, o Museu da Cidade ENCERRADA
Memória: INDC inaugura sua nova sede no Ingá Leia mais ...
Memória: Arquivo foi assunto de seminário promovido pelo INDC Leia mais ...
Fundação de Arte de Niterói lança canal de atendimento aos artistas Leia mais ...
Niterói lança IV edição do Musifest De 24 a 28 de março de 2008
Prefeitura de Niterói anuncia novo Museu do Cinema Brasileiro Leia mais ...