A programação cultural do "Natal de Esperança" prossegue neste domingo, 05 de dezembro, com apresentações voltadas a crianças e adultos em todas as regiões da cidade. São ao todo 40 espetáculos entre música, peças teatrais, dança, circo e poesia, que vão ocupar os mais diversificados palcos da cidade, até 19 de dezembro.

O domingo começa com uma programação voltada às crianças, às 11h, em três palco espalhados por toda a cidade. "A chegada dos três reis magos" é atração no Horto do Barreto; "O dia em que conheci Papai Noel", no Horto de Itaipu; e "O Fabuloso" no bairro do Caramujo. O Horto do Fonseca recebe às 19h30 o show de Ninas + Non Stop e Gabriela Sepulvida e, no mesmo horário, a Orquestra Jovem de Niterói sobe ao palco do Campo de São Bento.




‘O dia em que conheci Papai Noel’

A peça conta a história de spock um duende ajudante do Papai Noel que acaba perdendo o presente de uma criança e na tentativa de resgatá-lo conhece Babi! E. juntos, os dois tentam resolver esta grande confusão.

O fabuloso

Comédia infantil que apresenta a encenação de seis fábulas da literatura greco-romana - três de origem grega, atribuídas a Esopo, escritor da Grécia Antiga e criador da Fábula como gênero literário, e três adaptações de origem romana, do fabulista Fedro (Gaius Iulius Phaedrus) -, encenadas por um único ator: o humorista e comediante Juliano Antunes, que personifica animais, elementos da natureza e objetos. A direção de Eleusa Mancini e a orientação corporal de Clarice Maia colaboram com o conteúdo e enriquecem a encenação.

A chegada dos três reis magos

Remonta historicamente o trajeto realizado pelos Três Reis Magos (Alexandre Vollu, Sergio Di Paula e Ricardo Lyra Jr.). Em suas trajetórias, se encontram com uma menina que diz ser a própria Estrela Guia (Rachel Palmeirim) e que tem a missão de levá-los rumo à realização de seus sonhos. No caminho, se deparam com um mercador da cidade, o Rei Herodes e a dona de uma hospedaria. O sonho do quarteto é ameaçado pelos obstáculos do caminho, mas o desejo por um mundo mais justo e digno de se viver não permite que desistam.

Coro Aprendiz e Orquestra Jovem de Niterói, do Programa Aprendiz

O Coro Aprendiz, com seus 24 integrantes, entre alunos e professores do Programa, apresenta canções como ‘A paz’, uma versão nacional da música ‘Heal the World’, do astro pop Michael Jackson, ‘Natal Brasileiro’, de Ana Luíza de Geus e Marcos Monteiro Gomes, e um medley natalino especial, tudo com arranjos de dois pianistas do Aprendiz, Edu Louro e Leandro Campanate, e sob regência da coordenadora pedagógica do Aprendiz, Fátima Mendonça, em divisões de até 4 vozes. Em seguida, a Orquestra Jovem de Niterói, composta por 50 integrantes, com idades entre 15 e 23 anos. No repertório, clássicos de Natal, como ‘Boas Festas’, ‘Jesus Alegria dos Homens’ e ‘Noite Feliz’, além de outros sucessos da estação.

Ninas com Non Stop e Gabriela Sepulvida

Non Stop foi formado há quatro anos no Espaço Cultural da Grota, um projeto social, localizado na comunidade da Grota do Surucucu, no bairro de São Francisco. um grupo de manifestação artística com seguimento em música, formado por 5 jovens estudantes, que realizam apresentações nos ambientes públicos do município de Niterói. Através do reconhecimento como Ponto de Cultura Municipal, conforme o edital Ações Locais (2018), eles

buscam expandir as suas atuações para a democratização do acesso à cultura. Já Gabriela sepulveda é formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com bacharelado em violoncelo, e membro efetivo do quadro atual da Orquestra Sinfônica Nacional da Uff. De performance eclética, vem atuando no cenário musical do erudito ao popular, acompanhando artistas de renome da música popular brasileira.

Natal de Esperança

A programação cultural do "Natal de Esperança" se propõe a ser democrática, com atrações distribuídas por toda a cidade, e que, como o próprio nome sugere, leve um pouco de esperança a todos.

O mote deste ano é realizar um Natal respeitoso, levando alegria e esperança para os niteroienses, além de prestar homenagem às vítimas da Covid-19. A Prefeitura priorizou espaços abertos para a realização dos eventos, que vão acontecer seguindo as normas do Plano Novo Normal Niterói, obedecendo aos protocolos de segurança de enfrentamento da pandemia.


Programação deste Domingo:

5 de dezembro (domingo)

- A chegada dos três reis magos (teatro infantil) - Horto do Barreto, às 11h
- O dia em que conheci Papai Noel - Horto de Itaipu, às 11h
- O Fabuloso (tetro infantil) - Caramujo, às 11h
- Ninas + Non Stop e Gabriela Sepulvida (música) - Horto do Fonseca, às 19h30
- Orquestra Jovem de Niterói (música) - Campo de São Bento, às 19h30


Endereços:

- Campo de São Bento – Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, s/n - Icaraí
- Horto do Fonseca – Alameda São Boaventura, 770 - Fonseca
- Horto do Barreto – R. Dr. Luiz Palmier, s/n - Barreto
- Horto de Itaipu – R. Dr. Pálvaro da Silva, 852 - Itaipu
- Rua do Alto, 130 - Caramujo








Publicado em 01/12/2021

Milton Nascimento relembra sucessos para 20 mil pessoas em Niterói
Niterói inaugura, no antigo Paço Municipal, o Museu da Cidade ENCERRADA
Fundação de Arte de Niterói lança canal de atendimento aos artistas Leia mais ...