Chegou a hora de Gabrielzinho do Irajá, prodígio do samba carioca, retornar ao Terreiro da Vovó como convidado. Com a chancela da Fundação de Arte de Niterói, neste sábado, 07 de janeiro, o público vai curtir a primeira edição da tradicional roda de samba no Fonseca.

Há 11 anos, o samba do "Terreiro da Vovó" anima o público que curte um bom samba de terreiro, partido-alto, samba-canção, entre outros estilos. Um local para reunir os amigos e difundir toda a autenticidade do evento.

Fundado no dia 16 de abril de 2011, na Zona Norte de Niterói, o samba do “Terreiro da Vovó” resgata o legado deste gênero musical e faz do projeto um ponto de resistência e de encontros.

Ao longo deste tempo, já passaram pelo local músicos consagrados e amigos da nova geração do samba, como: Bira da Vila, Glória Bonfim, Inácio Rios, Juninho Thybau, Mestre Wilson Moreira, Moacyr Luz, Marquinho Diniz, Marquinho Satã, Marquinho Lessa, Mingo Silva, Serginho Meriti, Wanderley Monteiro, Zé Katimba, entre outros.

Músicos fixos

Jair Silva - cavaquinho e voz
Pedro Oliveira - banjo e voz
Guilherme Ramos - pandeiro e voz
Mateus Pacheco - tantã e voz
Flávio Silvério – reco-reco e voz

Gabrielzinho Irajá

Gabrielzinho é músico, ator, compositor e cego. Desde criança, o artista desenvolveu seu interesse pela música e, quando ainda estudava no Instituto Benjamin Constant, teve seu talento descoberto. Glória Perez, autora de grandes telenovelas da Rede Globo, convidou o músico para atuar em "América", produção que foi ao ar em 2005.

A partir dessa oportunidade, Gabrielzinho se dedicou à sua carreira no mundo da música e, dois anos depois, lançou seu primeiro álbum: "Ninar meu samba". Na ocasião, músicos como Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre e Nana Caymmi participaram.

Em 2014, Gabrielzinho lançou "Na Ciranda da Vida", seu segundo álbum. A obra conta com a produção do maestro Rildo Hora e com participações de músicos especialistas em gravações e shows de samba.

O artista também é autor do samba-hino da escola de samba mirim Filhos da Águia e, em 2016, concorreu com um samba-enredo na Portela no carnaval daquele ano. Além disso, em 2012, Gabrielzinho foi campeão do I Festival de Partido Alto do Centro Cultural Cartola com o samba de Partido Alto chamado "A Vida na Cidade".


Serviço

Evento: Samba do Terreiro da Vovó com Gabrielzinho do Irajá
Data: Sábado, 07 de janeiro de 2023
Horário: 17h
Evento gratuito
Classificação Indicativa: livre

Endereço: Rua Teixeira de Freitas, 265 – Fonseca – Niterói








Publicado em 04/01/2023

Fundação de Arte de Niterói celebra o mês da consciência negra De 15 a 30 de novembro
Projeto Vivendo Niterói ocupa a cidade no mês de aniversário De 13 de novembro a 15 de dezembro
Milton Nascimento relembra sucessos para 20 mil pessoas em Niterói
Niterói inaugura, no antigo Paço Municipal, o Museu da Cidade ENCERRADA
Memória: INDC inaugura sua nova sede no Ingá Leia mais ...
Memória: Arquivo foi assunto de seminário promovido pelo INDC Leia mais ...
Fundação de Arte de Niterói lança canal de atendimento aos artistas Leia mais ...
Niterói lança IV edição do Musifest De 24 a 28 de março de 2008
Prefeitura de Niterói anuncia novo Museu do Cinema Brasileiro Leia mais ...