O Museu Janete Costa de Arte Popular convida para a exposição "Sim, Aceito", um casamento que acontece até setembro, nas instalações do museu. Noivos, noivas, padrinhos e madrinhas, os padres e santos estarão presentes para essa celebração de dois amores em um só, a união de duas pessoas que simboliza laços sociais e afetos coletivos.
Com curadoria de Jorge Mendes, a exposição conta com obras vindas do Vale do Jequitinhonha, região de Minas Gerais que, quase nordeste, é o local onde acontece a união de dois biomas, cerrado e caatinga. A arte produzida lá é a celebração de duas culturas que já quase se tornam uma só. Com grandes talentos artísticos, apesar da escassez de recursos, os artistas do Vale transformam o pouco que tem em belíssimas obras, e as artistas são maioria.
As festas juninas também são elemento importante na exposição. "Sim, Aceito" ressalta e homenageia a importância dessas festas por todo o Brasil, mas principalmente no nordeste e norte do país. É impossível pensar em cultura popular brasileira sem lembrar das comemorações de meio de ano, com fogueiras, comidas e o acontecimento central da festa, o casamento.
Com "Sim, Aceito", o Museu Janete Costa de Arte Popular reafirma o compromisso com a arte popular, respondendo ao amor, à alegria e à diversidade um sonoro Sim, Aceito.
SERVIÇO
Sim, Aceito
Data: de 23 de maio a 02 de setembro de 2018
Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Museu Janete Costa de Arte Popular
Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá, Niterói
Tags: