Mostra traz para Niterói a arte do Estado do Piauí

O Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói, abre a exposição “Piauí, entre anjos e palmeiras”, no dia 3 de abril, quarta-feira, às 19h.

Com curadoria de Jorge Mendes, a mostra celebra o estado do Piauí, sua cultura, sua arte e sua gente. São cerca de 40 obras – que fazem parte das coleções de Jorge Mendes e de Irapoan Cavalcanti – de 20 artistas diferentes. Entre eles, os santeiros: Mestre Dezinho – precursor desta arte no Piauí –, Expedito e Cornélio – que possuem estilos próprios e são fontes de inspiração para toda uma geração, além dos Mestres Kim, Costinha, João Santeiro e Paquinha, para citar alguns.





Os trabalhos trazem a representação de anjos, seres alados, que despertam a vontade de voar mais alto, sem amarras, e com total liberdade, através das Carnaúbas, Babaçus e Buritis, ‘Palmeiras da Providência’, ou árvores da vida, como são conhecidas.

A exposição também homenageia a capital Teresina e o poeta Torquato Neto, grande letrista, jornalista e experimentador ligado à contracultura. “Torquato teve participação ativa na criação da Tropicália, movimento que revolucionou a música popular brasileira e as artes em geral, questionando valores, moral, comportamento, relação com o corpo e a maneira de se vestir”, destaca o curador.

A exposição “Piauí, entre anjos e palmeiras” é uma realização da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói, em parceria com o Governo do Estado Piauí e com o SEBRAE Piauí.





Serviço

Entre Anjos e Paineiras
Data: de 3 de abril a 4 de agosto de 2019, de terça a domingo
A exposição foi prorrogada até 22 de setembro
Horário: das 10h às 18h
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre

Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
End: Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá, Niterói


Tags:






Publicado em 25/03/2019

Sábado de diversão para as crianças no Museu Janete Costa Sábado, 22 de fevereiro
Museu Janete Costa expõe a arte feita com materiais descartados Até 24 de abril de 2025
Relembre: Museu Janete Costa será inaugurado esta semana MEMÓRIA