Leticia Simões é ceramista, e em 1974 teve seu primeiro contato com a argila onde despertou seu lado criativo. Migrou para as gravuras em exposições em Brasília com serigrafias, trabalhou com alunos de Licenciatura em Educação Artística da UNB-DF e montou seu primeiro ateliê no antigo hospital maternidade do Núcleo Bandeirantes.
No Rio de Janeiro, em 2012/2013, integrou a extensão de Cuidar de Si Com Arte, trabalho de Arte Terapia na UFF – RJ e a Arte Cerâmica retorno em sua vida. Em 2017 montou seu próprio ateliê. Letícia cria uma infinidade de utilitários valorizando argilas e esmaltes. Para ela o "mundo é rico demais" e permanece em busca de sua identidade na cerâmica.
"Joia da Terra Brasilis" é uma obra do acervo permanente do Museu Janete Costa de Arte Popular, feito pela Letícia Simões, em argila na cor tipo terracota no formato de folha Costela de Adão como base. No interior, uma esfera modelada em argila branca esmaltada com esmalte marfim e o formato do Brasil em parte dela em cor escura. É uma peça que possibilita pessoas com deficiência visual tocá-la e experimentar.
Artista: Letícia Simões
Título: Joia da Terra Brasilis
Descrição: Costela de Adão com esfera.
Técnica: Modelagem manual em argila terracota
Queima em biscoito a 900° graus e posteriormente encerada
Data e Local: Niterói, Rio de Janeiro
Dimensões: 50 x 40 x 18 cm
Obras Táteis no Janete Costa