A imaginação é o destaque da nova exposição do Museu Janete Costa de Arte Popular. "Transvendo o mundo", do curador Jorge Mendes, abraça três artistas que venceram barreiras e preconceitos por meio de sua arte e da imaginação. A abertura acontece na quarta-feira, dia 09 de novembro, às 18h e a mostra fica em cartaz até 12 de junho.
"O olho vê,
a lembrança revê,
e a imaginação transvê.
É preciso transver o mundo"
O verso de Manoel de Barros, inspiração para o nome da nova expo, define bem a visão de Marcelo da Conceição, Josemias Moreira Filho e Rafael Matos, artistas que terão suas obras expostas no museu. Utilizando técnicas e materiais diferentes, esses artistas caminham paralelamente e estão interligados na luta pela visibilidade e reconhecimento artístico.
Marcelo da Conceição, niteroiense, nasceu em 1966 no bairro Caramujo. Durante a vida, o artista trabalhou como carregador nas feiras, foi pedreiro, vendedor ambulante e "garimpeiro urbano", como ele mesmo define.
Marcelo trabalha com esculturas e objetos confeccionados a partir de materiais descartados. Suas obras misturam complexidade com equilíbrio ao mesmo tempo em que carregam um grande teor crítico. Suas produções enquanto artista transparecem a precariedade e a fragilidade vividas por Marcelo durante os anos que trabalhou pelas ruas da cidade.
Por depender dos materiais que recolhe nas ruas, feiras, ou doações, o acaso está sempre presente em sua obra e em sua vida. Apesar disso, alguns temas são recorrentes: barcos, caixas, oratórios, assentamentos, cetros e orixás impregnados de sua ascendência africana, além das esculturas completamente abstratas.
Assim como Marcelo,
Josemias Filho também enfrentou dificuldades durante a sua vida. Artista criado no Morro do Palácio, em Niterói, Josemias vivenciou o preconceito por ter apenas parte da visão. Ainda na infância, uma de suas pálpebras foi perfurada em um acidente com uma vareta de pipa.
Já como adulto, Josemias descobriu o quanto gostava de arte após participar de um projeto educativo no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). Desde então, o artista se apaixonou pela fotografia e, hoje, trabalha o seu olhar apurado para contar uma história única do Morro do Palácio. Na exposição "Transvendo o mundo", as fotos de Josemias representam um grito da favela dizendo: "Vocês não sabem o que estão perdendo!".
Rafael Matos, sem local e data de nascimento conhecido, tem seu atelier localizado no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, onde é paciente. Na fase atual de sua pintura, é possível observar seus traços mais geométricos e a continuidade das cores exuberantes. As relações humanas como tema se fazem presentes, muito em razão da sua convivência dentro da instituição, revelando momentos de acolhimento e afeto.
O alto nível plástico dos trabalhos apresentados nessa exposição por esses três grandes artistas, nos faz refletir sobre a empatia, bem como sobre a importância da acessibilidade e inclusão cultural.
Serviço
Evento: Transvendo o mundo
Período: De 09 de novembro de 2022 a 12 de junho de 2023
Horário: De terça a domingo, das 10h às 17h
Entrada franca
Classificação indicativa: livre
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178 - Boa Viagem, Niterói