A Sala Nelson Pereira dos Santos recebe nesta sexta-feira, 07 de fevereiro, às 20h, o espetáculo "Ô Danada" com Elisa Lucinda e Marcus Lima. No espetáculo, os protagonistas são trovadores modernos em uma versão bem brasileira, evidenciando a figura do homem e da mulher com os defeitos e qualidades, que nos fazem pensar na nossa forma de expressar as emoções uns com os outros. Eles fazem o público viajar nas histórias, causos e crônicas das letras das músicas e poesias.

Em 2006 a dupla resolveu celebrar o encontro em um espetáculo cênico-musical com poesias e músicas compostas pelos dois, além de clássicos de compositores que sempre tiveram uma forma bem brasileira de abordar o amor. E resolveram batizá-lo com o nome da primeira parceria dos dois: o buliçoso samba "Ô Danada".

Elisa Lucinda, cantora, atriz, poeta e escritora e Marcus Lima, violonista, compositor e cantor da nova safra já há alguns anos fazem parcerias musicais. O poema dela é música para ele. Assim também as músicas dele tomam palavras na criação da poeta. Elisa e Marcus serão acompanhados por uma banda formada por Fernando Merlino (teclado), Carlito Gepe (baixo) e Reginaldo Vargas (percussão).

Os artistas falam sobre as várias formas de amar e ser amado, às vezes com pitadas de humor, às vezes apaixonado, às vezes irônico, e outras, dramático. A peça tem a intenção de fazer chorar, rir, brincar, se apaixonar, se indignar, enfim, despertar emoções. Somado a essa abordagem, ainda há o toque de brasilidade que aparece nas letras de artistas como Chico Buarque (Sem Açúcar) e Gilberto Gil (A linha e o linho).

Eles fazem o ouvinte viajar nas histórias, causos e crônicas das letras das músicas e poesias e abordam as várias formas de amar e ser amado, às vezes com pitadas de humor, às vezes com paixão, às vezes ironia, às vezes drama, mas sempre com a intenção de fazer chorar, rir, brincar, se apaixonar, se indignar, enfim, despertar emoções.

Mas o mais importante a se ressaltar aqui é a inovação do formato usado de unir a poesia e a música num só espetáculo de uma forma descontraída, onde são apresentadas poesias que inspiraram canções, canções que se contrapõem como resposta à poesias, etc... fazendo com que o mesmo tenha um fio condutor que permeia o amor, paixão, carinho, desdém, ódio e os demais sentimentos entre os seres humanos.

Elisa Lucinda

Capixaba, Elisa Lucinda é uma artista completa. Escreve, interpreta, declama e canta. Descobriu e apaixonou-se pela poesia em tenra idade no. Aos onze anos de idade, ingressa no Curso de Interpretação Teatral da Poesia, ministrado pela professora Maria Filina Salles Sá de Miranda, quando começa a declamar poesias. Ainda no Espírito Santo, formou-se em Jornalismo no ano de 1982 e, a partir de então, iniciou sua carreira teatral. Em 1986, vem morar no Rio de Janeiro com o filho Juliano, disposta a seguir a carreira de atriz. Ingressa no Curso de Interpretação Teatral da Casa de Artes de Laranjeiras (CAL).

Sempre atuando em teatro, cinema e televisão, publicou seu primeiro livro de poesia "O Semelhante", em 1994. Este foi um passo para que a peça de mesmo nome, onde ela dizia seus versos e conversava com a platéia, permanecesse em cartaz durante seis anos, no Brasil e no exterior. Além de escritora, Elisa Lucinda é professora universitária, atriz de teatro, televisão e cinema, mas é sem sombra de dúvidas o "dizer" poesia que mais a encanta e onde ela tem tido maior notoriedade.


Marcus Lima

Carioca, cantor e compositor, Marcus Lima tem uma trajetória profissional intensa, com participações em grandes festivais. Ao longo de sua carreira, lançou três CDs, o primeiro, Batismo do Mar, em 1997, e Quem Canta em 2004, sendo, inclusive, indicado em três categorias para o Prêmio TIM de Música em 2005. No final de 2008, o cantor e compositor lançou seu terceiro CD, Marcus Lima, com canções na sua maioria sambas de sua autoria e em parceria com Márcio Proença, Paulinho Tapajós e Elisa Lucinda.

Em 2013, Marcus Lima lançou 'Plano B', um EP com apenas cinco músicas, sendo quatro inéditas, com a primorosa produção de Arthur Maia e João Carlos Carino.

A convite do coordenador do Projeto Aprendiz em Niterói, João Carlos Carino, Marcus Lima percorreu, durante os meses de junho e julho de 2013, o circuito das escolas municipais de Niterói, fazendo pocket shows direcionados aos alunos da rede pública de ensino, com o objetivo de estimular e incentivar a prática musical nas escolas.


SERVIÇO

Elisa Lucinda e Marcus Lima em "Ô Danada"
Data: Sexta-feira, 07 de fevereiro
Horário: 20h
Classificação Indicativa: 10 anos
Ingressos: R$ 20,00 (inteira)

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos
Telefone: 971 400 379


Tags:






Publicado em 20/01/2020

O infantil "Família Encanto" entra em cartaz na Sala Nelson Sábado, 27 de julho
Suzy Brasil apresenta "Made in Brasil", na Sala Nelson Sábado, 27 de julho
Carlos Mauro passeia por sua carreira na Sala Nelson Domingo, 28 de julho
Espetáculo lembra os 20 anos sem Chico Xavier na Sala Nelson Sábado e domingo, 03 e 04 de agosto
Clarice Lispector é tema de uma reflexão amorosa sobre a vida Quinta-feira, 08 de agosto
Sala Nelson apresenta 'João Pimenta no Pimentaverso' Quinta-feira, 15 de agosto
Fátima Regina passeia por sua carreira na Sala Nelson Sexta-feira, 16 de agosto
Lucas Toledo apresenta "Fora Deste Mundo" na Sala Nelson Sábado e Domingo, 17 e 18 de agosto
Maestro alemão recebe Orquestra da Grota na Sala Nelson Quinta-feira, 22 de agosto