Tombamento municipal em 27/12/1995
Processo 10/1741/94 - Lei n° 1.478/95

Rua Alexandre Moura, 29 - São Domingos

A capela primitiva dedicada a São Domingos de Gusmão foi construída antes de fevereiro de 1652,no interior da fazenda de açúcar de Domingos Araújo e sua mulher, Violante do Céu Soares de Souza, descendente e herdeira de Araribóia.

Com o falecimento de seu construtor, a capela foi mantida por Violante, sendo ainda doados ao patrimônio da ermida 50 braças de terras, tal como ficara estabelecido em testamento. O templo foi administrado pela família até 1740, quando o filho do casal, Francisco de Araújo Soares, transferiu a administração para Joaquim Alvares.

Durante o século XIX, a igreja de São Domingos tornou-se palco de constantes visitas da Família Real Portuguesa, tendo em vista a sua proximidade do palacete onde permanecia D. João quando visitava Niterói. Ali foram celebradas, em 1838, as exéquias de José Bonifácio de Andrada e Silva onde - de acordo com o pesquisador Luiz Antônio Pimentel - foi depositado, em uma urna, o seu coração.

O templo foi remodelado por moradores locais em 1842 e, em 1872, foi novamente reformado. A partir de 1897, segundo projeto do arquiteto Bianor de Mendonça, a igreja, bastante arruinada começou a ser reconstruída no terreno ao lado da matriz, e finalizada em 1901. Em 1907, a nova edificação passou por uma grande reforma, quando foram realizados alguns acréscimos na lateral direita e nos fundos, alterando, assim, a volumetria original. A caracterização atual da igreja decorre dessa reforma. Em 1938, uma nova reforma substituiu o piso de madeira por granito e mármore. Em maio de 1929, foi criada a paróquia de São Domingos por D. José Pereira Alves.

O templo atual possui nave única com capela-mor mais estreita e sacristia lateral. Na capela-mor, a imagem de São Domingos ocupa lugar de destaque no altar principal. Junto à entrada principal, ficam o batistério e o acesso para o coro e a torre. Os quatro altares laterais são dedicados ao Sagrado Coração de Jesus, São José, Santa Terezinha e N.S. da Conceição. A ornamentação interna é caracteristicamente eclética, com influências da linguagem neo-barroca, neo-românica e neo-gótica. . O paravento, em frente à porta principal, é composto por um vitral coma imagem de São Domingos e Nossa Senhora do Rosário. Na fachada principal, o campanário único define o eixo de simetria com aberturas em arco pleno.

A Igreja de São Domingos representa um marco histórico e arquitetônico para o bairro onde está situada e que herdou o seu nome. Sua torre pode ser observada à distância, sendo vista logo que se chega ao bairro, constituindo-se, assim, numa espécie de distintivo visual da região.

Diante de sua importância para a preservação da memória e patrimônio da cidade, a Prefeitura Municipal tombou o imóvel de forma definitiva, em 27/12/1995, pela lei nº 1478.


Fonte: "A Preservação do Patrimônio Cultural em Niterói", editado pela FAN/Niterói Livros em 2007.


Fotos recentes de Leo Zulluh









Publicado em 07/08/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...